Uma breve História de Petrópolis

A história de Petrópolis se inicia em torno de 1820 quando o Imperador do Brasil D. Pedro I, adquiriu a Fazenda do córrego Seco, já que esta ficava no caminho da rota para Minas Gerais e seria o único abrigo neste percurso.
Com a ida do Imperador para Portugal no ano seguinte e a consequente abdicação do trono, a fazenda ficou para seu filho, D. Pedro II.
Este, em 1843 encarregou o Major engenheiro alemão Júlio Frederico Koeller de planejar a ocupação da cidade, que foi inicialmente ocupada por imigrantes alemães por estímulo do próprio Imperador.

Em 1844 vários colonos iniciaram atividades especializadas como carpinteiro, ferreiro, etc., e neste mesmo ano iniciou-se a construção da cidade, sendo o Palácio Imperial construído em 1845.

No ano de 1846 o Imperador D. Pedro II aceitou o plano do Major Koeller de fundar uma colônia na cidade, e consequentemente chegaram cerca de 2000 colonos alemães. Neste ano Koeller inicia o plano urbanístico para a Vila Imperial de Petrópolis.

Inicialmente, os planos de ocupação previam que os imigrantes se ocupariam em colônias agrícolas, mas devido ao solo de Petrópolis não ter grandes condições de produção e os colonos serem especializados na área industrial e de artesanatos, houve maior interesse de criar na cidade condições para a implementação de um polo industrial.

As primeiras atividades se concentraram em produtos alimentícios de fabricação caseira como manteiga, conservas, queijos etc.
Outras atividades dos colonos seriam a serrarias instaladas na cidade que produziam diversos produtos, entre estes, carroças p/ transporte. A partir de 1850 Petrópolis já contava com diversas indústrias, como cervejarias, fábrica de calçados, tecidos etc.

Como o Imperador muito admirava a cidade e tinha nesta a sua residência de verão, parte da corte e muitas famílias de nobres também se instalaram na cidade, construindo belas obras de arquitetura como mansões, palacetes, etc.

Além disso, grandes figuras históricas também prestigiaram a cidade, como , Oswaldo Cruz , Rui Barbosa, Santos Dumont, Nair de Tefé, o Brigadeiro Eduardo Gomes, Getúlio Vargas, entre outros.

Entre os vários locais de importância histórica podemos citar:
Casa de Santos Dumont, Parque Cremerie, Palácio Quitandinha, Palácio de Cristal, Palácio Rio Negro, Casa do Barão de Mauá, Casa da Princesa Isabel, Catedral de São Pedro de Alcântara, etc.

Hoje, apesar de diversos fatores econômicos que prejudicam o crescimento do país, Petrópolis ainda conta com diversas indústrias da área têxtil, eletromecânica, alimentícia entre outras, e é um importante polo turístico na região.


Assine RioSerra
Digite seu E-mail
E saiba das novidades
Assinar
Remover



Envie Rioserra
para um amigo!