Gostaria
de poder começar esta coluna comentando o que de melhor
ocorreu no GP Brasil de F-1, mas, além da frustração
compartilhada com, acredito, a quase totalidade da Nação,
os fatos negativos, relativos à segurança dos
participantes, "ofuscaram" os momentos de brilho.
Principalmente, em virtude sua reincidência!
Não me lembro exatamente se há dois ou três
anos ou, ainda, se foi, também, no ano passado que
uma placa de um dos patrocinadores do evento desabou na reta
dos boxes sendo colhida por um dos carros de F-1 que passou
pelo local sem que qualquer sinalização tivesse
sido feita ao piloto. Por sorte, "Deus é brasileiro"
e só um prejuízo material foi o "saldo"
do acontecido. Ano passado, o motorista de um dos carros da
organização, responsável por dar "segurança"
aos pilotos, ao prestar um atendimento a Enrique Bernoldi,
se não estou enganado durante o "warm-up",
provocou um "momento de terror" ao abrir a porta
do carro sem verificar se vinha alguém. Vinha! Por
sorte, mais uma vez, o piloto não sofreu nada de mais
grave, mas a cena remeteu os mais vividos ao acidente que
matou Peter Revson, nos anos 70, também na F-1. Naquela
ocasião, um fiscal atravessou a pista para tentar apagar
um princípio de incêndio num carro parado do
outro lado. Sem ver a aproximação de Revson
"empilhando as marchas" e carregando um extintor
de incêndio, o bem intencionado fiscal foi colhido e
o extintor destruiu a cabeça do piloto que morreu de
pé embaixo, ou seja, quando viu o fiscal nem deu para
levantar o pé. Graças ao "nosso compatriota
lá de cima", à "relação"
Dêle com o piloto do carro de socorro e àquela
elevação lateral dos cockpits atuais a coisa,
por aqui, ficou só no prejuízo material mais
uma vez. Neste final de semana, a coisa foi abusiva! Até
o "anjo da guarda" precisa de um break e não
dá pra ficar dando margem ao pior a toda hora. "Deu-lhe
uma, deu-lhe duas..." deu-lhe um monte na Curva do Sol-
parece ironia- e os responsáveis da direção
atuaram como se estivessem proporcionando um belo espetáculo
ao pessoal que compra os ingressos mais baratos, que ficou
debaixo daquele aguaceiro, com a visão mais privilegiada
dos sucessivos "porrões". Desculpem o termo,
mas tentar usar qualquer outro é mascarar a gravidade
potencial dos fatos. A do Schumacher então me arrepiou
quando comecei a ver a grua na área de escape, para
o lado interno da pista ao invés de estar por trás
da barreira de pneus, e, um fiscal de costas para o "carroplanante"
vindo na direção dele. O Button, por sua vez,
mandou uma daquelas onde "fica pior a emenda que o soneto".
Foi tentar corrigir e ficou reto. Pancada a 90 graus é
algo terrível e cuja tentativa de evitar é um
dos ensinamentos básicos de segurança. Pensei
que ele ia "engolir as pernas" ou ficar com "pescoço
de girafa"! Santo "crash test"! Não
culpo o piloto, quero é ir caracterizando a gravidade
potencial das situações que foram se sucedendo
com a permissividade do Diretor de Prova e com a inabilidade
da equipe de socorro, sinalização e segurança.
O Montoya, por Deus, estava dentro do carro quando a Williams
foi atingida por mais um "perdido no espaço".
Aliás, o Diretor de Prova, que reputo muito competente
em seu histórico, deu uma de Doctor Smith, do seriado
- Perdidos no Espaço - da época da TV - em preto
e branco, provocando ou ficando inerte diante das situações
que se sucediam...Calma pessoal! Reservo-me o direito de dizer
que só vi o seriado em "reprise" mais recentemente!!
Por fim, o Webber "tomou um perdido" senão
no mesmo lugar onde o Zonta sofreu um acidente no qual quebrou
o pé, correndo pela BAR, alguns metros antes. O pessoal
da sinalização titubeou e lá veio o Alonso...
A sinalização, dado ao estrago provocado por
Webber, tinha que ter começado na Junção.
Duas bandeiras amarelas paradas! Mas, pela disposição
com que o espanhol vinha "empilhando marchas", deduzo
que a pré-sinalização não ocorreu.
Mas, o espanhol pode ter "colhido o que plantou".
Será que ele é cego? Não acredito! Estou
mais para a primeira hipótese. Aí, como se diz
em Auditoria : "Merdou"! A bandeira vermelha já
se justificaria só pelo que ficou na pista da "panca"
do Webber. Não adianta o argumento de que tudo aconteceu
muito rápido. Afinal, F-1 é rápido, é
feito para ser rápido mesmo naquelas condições.O
tempo até a chegada do socorro para o Alonso foi o
ponto final de um dos mais "arriscados e inseguros dos
últimos tempos".
Aliás, toda vez que começa a "melar"
em Interlagos ambos os lugares, curvas "do Sol"
e "do Café", tornam-se críticos. Além
deles, o início da subida para o "laranjinha",
a saída da curva do Mergulho e a saída da segunda
perna do Lago. Ponto comum entre eles, exceto o "café",
o declive faz com que os detritos fiquem depositados ali,
misturados à água e à borracha. Todos
os ingredientes para qualquer um que já tenha pilotado
na chuva no circuito saiba que "tem que ficar esperto".
Quem já participou de uma "Mil Milhas" então,
sabe de cor e salteado, inclusive, que chove muito nesta época.
È só primeira semana de Abril, e, portanto,
vale o "Tom": são as águas de Março
fechando o verão...Admira-me que o experiente e competente
Diretor de Prova "tenha tomado tanta bola pelo meio das
canetas...". O meu sentimento mais sincero é de
que o "pessoal está acomodado", naquela de
"jamais tivemos um acidente grave aqui", etc...Mas,
cuidado, estamos abusando da sorte e a "operação
de segurança na pista" precisa ser corrigida imediatamente.
As críticas nos sites internacionais foram uma constante
e a maioria deles com a foto da grua perto do carro do alemão,
"dentro" da área de escape...Assim não!
Não dá nem para "inventar" contra-argumento.
Foi um dia péssimo e precisa ser "estudado"
para que não se repita!
Falando
dos demais fatos do GP
· Que "corridaço" do Barrichello!
O acerto definido nos treinos e sua performance foram excepcionais!
A tática, de esperar o momento mais adequado para explorar
o acerto do carro, foi perfeita! Mas, como diz Silvo Luiz:
"pelas barbas do profeta" será que na Ferrari
ninguém ouviu falar do "plano B"? Tanta parafernália
e "experts" de salários altíssimos
para cometerem uma falha tão grotesca! Tão trivial!
Será que eles vão ter que contratar um "Sherlock"
para lidar com algo tão "elementar meu caro Watson"!
Sou um admirador do Jean Todt que, para mim, está para
Ferrari como Napoleão para a terra natal dele, mas,
nesta, (desculpem o trocadilho infame) teve seu dia de "waterloose",
"waterlost" ou se preferirem "waterlagos".
Qualquer comandante menos brilhante teria adotado uma tática
conservadora e antecipado a entrada de Barrichello nos boxes.
Na pior das hipóteses, enchendo o tanque "até
a boca'. Numa hipótese intermediária, calculando
o reabastecimento para completar "duas horas de prova".
A "parafernália telemétrica" falhou...Será
que jamais ocorreu? Claro que sim! De fato, fica a impressão
de que eles também estão sendo traídos
pela soberba. Aquele tipo de atitude de quem acha que as coisas
ruins só acontecem aos outros e que eles estão
acima das hipóteses que afligem aos demais "mortais".
Já não é a primeira nem a segunda que
Barrichello "leva uma de quem deveria protege-lo".
Foi daquelas: "quem tem um amigo como esse não
precisa de inimigo"! Está faltando "olho
de tigre" ao pessoal dos boxes! Mas, pasmem, tal tipo
de "patacada" não é de todo incomum
ao circo...Aliás, em circo há mágico,
equilibrista, moça bonita,"patetas" e palhaço
também!! Lembro-me do ano em que Senna vinha liderando
com folga o GP Brasil e "encheu" a lateral do Satoru
Nakajima, no Bico de Pato. Senna veio para os boxes trocar
o bico e voltou para a pista "alucinado"...Só
que o carro "não ia mais". Eu, privilegiado
na época, estava assistindo ao GP, com uma credencial
que dava acesso aos boxes numa época onde ainda se
via alguma coisa interessante dos carros, sem tanto "esconce-esconde"
que se fica sem ter o que ver..Mas, continuando, um conhecido
meu era justamente o "fiscal" que ficava de olho
no boxe da McLaren. Ao final da prova, aproximei-me dele e
ele, que entende bastante, confidenciou que tinha "rolado"
no boxe da McLaren "um clima", inclusive, com o
comentário de que a equipe não tinha ajustado
o bico para a prova, tendo-o mantido com a regulagem para
o treino...Sem mais comentários! Esta é a parte
do pateta! A do palhaço, fica por conta do filho de
um piloto falecido e que foi ídolo de toda uma geração!
Quanto ao mágico, neste final de semana, o papel foi
de Barrichello! Impecável! Até sua forma de
colocar as coisas para a mídia, após a prova,
foi perfeita! Parabéns!
·
Que final de semana do Webber! No ano passado eu já
tinha declarado que o cara é do ramo! Fico feliz de
ver que não estou errado! Pena que o Pizzonia esteja
lá e tomando um "charuto" do cara, depois
de tantas horas de vôo em testes. No treino de classificação,
"Nossa mãe", se não é um autódromo
inteiro "secando o cara" e a pole tinha ido embora...O
cara andou muito e foi a primeira vez que o vi envolvido num
acidente, em prova e por erro dele, que poderia ter sido mais
sério. Foi traído por jamais ter andado aqui
e não ter sido avisado do perigo que é aquele
local quando se coloca a roda externa no "meleiro".
Quando vai, vai de vez. Mas, valeu! Mostrou que é dos
bons mesmo!
· Raikkonen, por sua vez, mostrou que, além
de guiar muito, parece ter "sugado"a sorte que costumava
acompanhar Schumacher. Não merecia vencer a prova.
Mas, como nem sempre vence o melhor, acumulou pontos importantíssimos.
Líder, com duas vitórias em 3 provas...Vai ser
complicado! O segundo colocado no campeonato é justamente
seu companheiro de equipe e, por sua vez, Ron Dennis não
é de interferir, deixando os "caras" se matarem...Salvaram
sua atuação ter sido mais rápido e equilibrado
que Coulthard e ter dado uma passada "por fora"
em Ralf, na entrada do Lago, no molhado! Como tem muita gente
disputando um ponto pra lá outro pra cá dentre
os 5 primeiros...Pode ser beneficiado no final, justamente
pela diferença que está obtendo logo de início!
· Mais uma vez a dupla da Williams "pisou no tomate".
Montoya, apesar da idolatria de alguns, acerta menos do que
Mansell...Este sim, no dia que acertava dava até com
a cabeça na ponte depois de ter vencido a prova, fazia
provas inesquecíveis. O colombiano tem feito uma sucessão
de provas para se esquecer! Tomou o troco do alemão!
Por fora! Pode ser que eu erre, mas arrisco mais uma "previsão"
(modéstia à parte, até que tenho acertado
bastante!): SE for bem na F-3, Nelsinho Piquet pode ficar
no lugar de Ralf, em dois anos; SE for muito bem, no de Montoya
já no próximo ano. Frank Williams deve estar
sendo informado da performance do "filho do amigo e admirável
ex-funcionário" e, mais ainda, já deve
estar cheio das performances dos dois atuais pilotos que não
demonstram o comprometimento necessário para, qualquer
um deles, sagrarem-se campeões na categoria. O único
impedimento, além das condições colocadas
acima, pode ser a BMW, através de Bergher, que andou
sendo "trairado" por Nelson pai e não deve
se esquecer disso na hora de opinar. Mas, nada que um jantar,
na hora certa, com a devida dose de vinho não possa
aplacar e deixar que a coisa seja julgada só pelos
fatores pertinentes...
· O espanhol Alonso, que foi tão criticado por
alguns, há pouco tempo atrás, parece ter dado
a volta por cima definitivamente. Até seus ex-críticos
agora o elogiam abertamente. O cara é do ramo e está
mandando muito bem. Quanto à "panca", socorro-me
das palavras que me foram dirigidas pelo consagrado Paulão
Gomes uma vez, quando eu tinha dado uma "panca"
na prova de rallye de velocidade: "Só bate quem
anda forte"! Além disso, a sinalização
falhou quer por parte dos "fiscais de pista" quer
pela demora da decisão do Diretor de Prova em determinar
a interrupção da prova. A Renault mostrou que
está mesmo na briga por um lugar entre as 3 melhores
equipes do campeonato! Colocou seus carros entre os que marcam
pontos em todas as provas e vai acumulando lugares no pódio,
mesmo que a gente não veja o piloto lá...
· "Caiu no colo" em boa hora o segundo lugar
da Jordan. Por pouco o "tio" Eddie não consegue
uma vitória para tirar as finanças do time da..."lama".
Mas, o resultado deste final de semana deve ajudar um bocado
para tentar "arrumar a casa".
· A previsão acertada quanto aos Michelin, mesmo
para mim, diante das circunstâncias, não valeu,
ok?
Frustração,
parte 2
Antes mesmo de começar a F-1 eu já estava frustrado.
O tombo de Alex Barros no "warm-up", em Suzuka,
além de ter comprometido a sua prova pode comprometer
a luta pelo título. A lesão no joelho esquerdo
não foi pequena e não há como pilotar
bem com ela.Aliás, não havia! Pois, Barros,
palavras dos sites especializados, fez uma "corrida exemplar",
conquistando a oitava colocação "com uma
perna só". Valeu! Tomara que ele se recupere plenamente
a tempo de dar mais trabalho a Valentino Rossi. Este, por
sua vez, deu um show, deixando claro que a pressão
de Barros, no final do ano passado, fez com que ele "trabalhasse
ainda mais". Está com um domínio impressionante
da máquina. Vai ser difícil bater o italiano.
Mas, atenção, as Ducatti "barbarizaram"
na primeira prova do Mundial e estarão na luta por
lugares no pódio.
Infelizmente, não foi só Alexandre que "tombou".
Marco Melandri se arrebentou. Fratura exposta de fêmur
e muito tempo de recuperação forçada
pela frente.
Para terminar, Daijiro Kato, deu uma "panca" impressionante
a 210km/h. Está lutando para sobreviver no hospital...
Que fim de semana confuso e desagradável!
- Nota: não costumo ficar fazendo "pesquisa"
para ser de todo preciso quanto aos detalhes, preferindo remeter
os leitores à essência dos fatos, daí
que hoje, particularmente, não posso atestar, com a
precisão cirúrgica desejada por alguns, todos
os locais, datas e seus personagens. Na realidade, meu banco
de dados é minha memória dos fatos. Jamais possuí
um daqueles manuais de dados estatísticos que era distribuído
pela Marlboro...Até que seria legal se eu tivesse tempo
para dar uma olhada lá de vez em quando. Mas, quando
tinha tempo, não tinha o manual. Hoje, não tenho
tempo para tal tipo de manual. Peço desculpas aos leitores
mais carentes de minúcias por não atende-los
melhor.
As
opiniões desta coluna são de responsabilidade exclusiva
do autor
Cacá Rabello
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