As
duas primeiras provas da temporada do Mundial de Rallye -
FIA (Velocidade) deixaram claro que a categoria realmente
merece o status de único campeonato mundial, além
da F-1, reconhecido pela FIA como "Mundial".
Marcus Gronholm é o piloto a ser batido, porém
há muitos desafiantes que mostraram condições
de tomar o título. Aquela estória de "cochilou
o cachimbo cai".
Em Monte Carlo, Gronholm "brilhou", liderou durante
todo o tempo em que participou até cometer um erro
que empenou a suspensão dianteira. Mesmo com esse problema,
ele ainda venceu outras especiais, mas não conseguiu
terminar a prova. Vários foram os vencedores em diferentes
especiais. Lembrando que a prova é toda no asfalto...Com
gelo, mas asfalto.
Na Suécia, neve pura, foi um pouco diferente, pois
Gronholm, além de dominar, venceu e quem mais "brilhou"
foi Tommi Makkinenn. Novamente, vários foram os vencedores.
Mais que isso: vários pilotos "novatos" começaram
vencendo especiais nas duas provas. Loeb, especialista em
asfalto, venceu uma na neve sueca e ainda chegou entre os
3 primeiros em outras. Marku Martin tem feito a alegria da
Ford vencendo especiais e estando em segundo na classificação
geral após as duas etapas, com certeza é um
investimento de retorno certo para a marca a médio
prazo. Entre os mais "veteranos", Rovanpera, Sainz,
Makkinenn, Burns e Solberg têm "marcado presença"
vencendo especiais e,principalmente, terminando as provas
e acumulando pontos para não permitir que Gronholm
repita o feito do ano passado. Só para lembrar: enquanto
outros pilotos arriscaram tudo no início da temporada,
pagando o alto preço de seus erros, Gronholm acumulou
pontos intermediários que lhe deram grande tranqüilidade
na segunda metade do campeonato. Os outros tiveram que arriscar
ainda mais...Erraram ainda mais e depois do título
conquistado, Gronholm pode guiar mais tranqüilo ainda
e só não igualou o recorde histórico
de vitórias numa mesma temporada por ter "extrapolado
em seu relax"... Durante o "intervalo" de temporada,
na realidade um intervalo de 8 semanas entre as provas, mas
que a grande maioria continua trabalhando e treinando, veiculou-se
o muito que Gronholm estava treinando no asfalto...Em "Monte
Carlo" ele "surpreendeu", ou melhor, aperfeiçoou-se
de tal forma que se impôs aos "especialistas"
no asfalto como Loeb e Panizzi, enquanto ficou na prova.
Há vários motivos para acreditar que os "veteranos"
estão "segurando a onda" para não
deixar que o que ocorreu ano passado se repita. Mas, a temporada
esta sensacional e há mais coisas a destacar, tais
como:
- Há cinco pilotos ocupando os dois primeiros lugares,
dois na liderança e três em segundo, com uma
diferença de apenas dois pontos entre eles;
- Citroen e Peugeot têm a mesma diferença de
2 pontos entre elas, no Campeonato de Construtores. A vantagem,
ao contrário do que se poderia esperar, é favorável
à Citroen;
- Makkinen "brilhou" na Suécia, além
de vencer 2 das 17 especiais, chegou várias delas entre
os 3 primeiros. Mais ainda, desta vez, Solberg, seu companheiro
de equipe, não teve a menor chance. Makkinenn recebeu
de Nick Grist, ex-navegador de McRae, o prêmio de piloto
mais combativo da prova. Os julgadores só concedem
este tipo de prêmio àqueles que fazem algo tão
especial quanto vencer...."Desculpem a colocação,
mas já recebi"um desses" numa prova de Endurance
de Kart e ele realmente ocupa lugar especialíssimo
em minha coleção. Há aquelas provas em
que o equipamento, a equipe, tudo enfim funciona tão
bem, que a vitória parece "obrigação",
provas que é possível até não
se lembrar de nada "especial". Daí, com o
tempo, o "troféu" fica "lá"
"sem dizer muita coisa". Porém,acredito que
assim como acontece com o "meu", é possível
lembrar cada detalhe do que ocorreu, de cada "algo mais"
que deu certo naquele dia, o respeito e admiração
que se conseguiu obter dentre os mais experientes e assim
por diante, quando não se ganha a prova mas se vence
na mente de todos os demais presentes. Nunca mais se esquece!"
Makkinen é um recordista de vitórias, porém,
fazia tempo que não o via guiar tanto, com "prazer".
"Mais vivo do que nunca"! Acho que ele é
capaz de repensar sua aposentadoria anunciada se a Subaru
lhe fornecer um equipamento tão competitivo durante
o restante da temporada. O anúncio de sue aposentadoria
é perfeitamente compreensível. Um piloto consagrado,
que passou as duas últimas temporadas sofrendo com
os equipamentos que tinha às mãos, acidentes
que lhe "forçaram" a trocar de navegador,
com vitórias esporádicas e pouquíssimos
pódios, mas que agora pode se tornar apenas "uma
fase ruim que acabou"....
Similar ao descrito acima, quanto a algo além do que
o resultado da prova e o troféu, está a declaração
de Corrado Provera sobre Gronholm, em rede mundial, quando
este venceu a prova no último final de semana, quando
venceu 8 das 17 especiais:"Magic Marcus"!
Se continuar guiando e transformando suas atuações
em resultados entre os 3 primeiros, numa espécie de
aperfeiçoamento natural, Gronholm, apesar de seu "frozen
style" terá seu nome definitivamente inscrito
como um dos melhores de todos os tempos...Versátil,
rápido, consistente...Mas, como todo Ser Humano, sujeito
a pequenos lapsos...esporádicos...
- Colin McRae e seu novo navegador começam a mostrar
uma sintonia competitiva interessante e, principalmente, consistência
- coisa "rara" para o escocês nas últimas
duas temporadas.
- Carlos Sainz é outro que se mostra "renovado"
na equipe Citroen e voltou a vencer especiais;
- As mudanças de Sainz e McRae para a Citroen bem como
a efetivação de Martin na Ford está fazendo
bem a todos, pilotos, navegadores e equipes ;
- Sebastien Loeb mostrou na Suécia que não será
"prudente" subestimar sua atuação
fora do asfalto. Com o convívio junto a especialistas
"de terra", como seus novos companheiros de equipe,
ele "evolui rapidamente" e já andou mais
rápido do que seus "companheiros especialistas
em terra" nesta prova...Promete!!
- Pyikalisto - desculpem-me se está errada a grafia
-, guardem este nome! Guiando para a equipe de Marcus Gronholm
- além de guiar para a equipe oficial Peugeot, o 2
vezes campeão mundial ainda encontra jeito de "gerenciar"
a sua própria equipe e um "sucessor" - está
sendo preparado para ocupar os lugares de maior destaque em
breve. Andou muito até bater....Faz parte do aprendizado!
Em "rallyes" não existem áreas de
escape, bandeirinhas e outros meios auxiliares que reduzem
as possibilidades de "pancas", daí a "linha
do limite" é muitas vezes mais "fina";
- Rovanpera foi outro que andou muito...Até bater...Em
Pykalisto que havia capotado...Embora reconheça que
é muito difícil distinguir se o torcedor está
sinalizando para "acelerar" ou para "segurar"
quando se está a mais de 150 km/h na neve, acredito
que pudesse ter sido evitado..."Escorregou na própria
baba"!
- Quem "não apareceu" na Suécia foi
Didier Auriol...Fica evidente que a "temporada de repouso
forçado" requer que ele treine mais para voltar
ao seu ritmo próprio que é muito respeitável.
Mesmo para um equipamento com chances "limitadíssimas"
de vencer esperava-se mais dele. Mas, ainda tem o "feeling
da coisa" e sem dúvida é uma mão
de obra que acrescenta muito à equipe;
- Para uma primeira temporada completa a Citroen começou
muito bem...Venceu, como se podia esperar, em Monte Carlo
e surpreendeu com o resultado obtido na Suécia;
- A Subaru está reagindo rapidamente e o novo modelo
se mostra muito superior ao antecessor. Acredito em vitórias
da marca este ano, porém, será preciso esperar
o "amadurecimento" ou "desenvolvimento"
do carro, como queiram, para que os pilotos possam realmente
enfrentar os Peugeot "de frente".
- O novo sistema de pontuação está funcionando
de forma muito positiva nos rallyes, tomara que o mesmo ocorra
na F-1...
ANTES QUE RECLAMEM!!
Quero pedir aos navegadores ou co-pilotos, como prefiram ser
chamados, por não incluir o nome de todos os navegadores
do Mundial...Aqueles que compartilharam comigo a temporada
2001 do "Brasileiro de Rallye de Velocidade" sabem
o quanto admiro e respeito seus trabalhos bem como não
deixo de citar os nomes deles nos eventos nacionais que "comento".
Apenas, no caso do Mundial, os nomes, na grande maioria, são
muito extensos e muitos difíceis de digitar, falar,
etc...Não gosto de escrever tendo que toda hora ficar
checando como se soletra...Pensando bem, é "semelhante"aos
rallyes...Eu "piloto" o teclado,mouse e demais instrumentos
e "deveria" ter um "navegador" ao lado,
"cantando"os nomes, como se fosse em uma "especial"...Nos
eventos nacionais, prometo, continuarei citando a todos, como
de costume...
Até
a próxima! Forte abraço!
As
opiniões desta coluna são de responsabilidade exclusiva
do autor
Cacá Rabello
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