Apoio


Guerra de Titãs

As duas primeiras provas da temporada do Mundial de Rallye - FIA (Velocidade) deixaram claro que a categoria realmente merece o status de único campeonato mundial, além da F-1, reconhecido pela FIA como "Mundial".
Marcus Gronholm é o piloto a ser batido, porém há muitos desafiantes que mostraram condições de tomar o título. Aquela estória de "cochilou o cachimbo cai".
Em Monte Carlo, Gronholm "brilhou", liderou durante todo o tempo em que participou até cometer um erro que empenou a suspensão dianteira. Mesmo com esse problema, ele ainda venceu outras especiais, mas não conseguiu terminar a prova. Vários foram os vencedores em diferentes especiais. Lembrando que a prova é toda no asfalto...Com gelo, mas asfalto.
Na Suécia, neve pura, foi um pouco diferente, pois Gronholm, além de dominar, venceu e quem mais "brilhou" foi Tommi Makkinenn. Novamente, vários foram os vencedores. Mais que isso: vários pilotos "novatos" começaram vencendo especiais nas duas provas. Loeb, especialista em asfalto, venceu uma na neve sueca e ainda chegou entre os 3 primeiros em outras. Marku Martin tem feito a alegria da Ford vencendo especiais e estando em segundo na classificação geral após as duas etapas, com certeza é um investimento de retorno certo para a marca a médio prazo. Entre os mais "veteranos", Rovanpera, Sainz, Makkinenn, Burns e Solberg têm "marcado presença" vencendo especiais e,principalmente, terminando as provas e acumulando pontos para não permitir que Gronholm repita o feito do ano passado. Só para lembrar: enquanto outros pilotos arriscaram tudo no início da temporada, pagando o alto preço de seus erros, Gronholm acumulou pontos intermediários que lhe deram grande tranqüilidade na segunda metade do campeonato. Os outros tiveram que arriscar ainda mais...Erraram ainda mais e depois do título conquistado, Gronholm pode guiar mais tranqüilo ainda e só não igualou o recorde histórico de vitórias numa mesma temporada por ter "extrapolado em seu relax"... Durante o "intervalo" de temporada, na realidade um intervalo de 8 semanas entre as provas, mas que a grande maioria continua trabalhando e treinando, veiculou-se o muito que Gronholm estava treinando no asfalto...Em "Monte Carlo" ele "surpreendeu", ou melhor, aperfeiçoou-se de tal forma que se impôs aos "especialistas" no asfalto como Loeb e Panizzi, enquanto ficou na prova.
Há vários motivos para acreditar que os "veteranos" estão "segurando a onda" para não deixar que o que ocorreu ano passado se repita. Mas, a temporada esta sensacional e há mais coisas a destacar, tais como:
- Há cinco pilotos ocupando os dois primeiros lugares, dois na liderança e três em segundo, com uma diferença de apenas dois pontos entre eles;
- Citroen e Peugeot têm a mesma diferença de 2 pontos entre elas, no Campeonato de Construtores. A vantagem, ao contrário do que se poderia esperar, é favorável à Citroen;
- Makkinen "brilhou" na Suécia, além de vencer 2 das 17 especiais, chegou várias delas entre os 3 primeiros. Mais ainda, desta vez, Solberg, seu companheiro de equipe, não teve a menor chance. Makkinenn recebeu de Nick Grist, ex-navegador de McRae, o prêmio de piloto mais combativo da prova. Os julgadores só concedem este tipo de prêmio àqueles que fazem algo tão especial quanto vencer...."Desculpem a colocação, mas já recebi"um desses" numa prova de Endurance de Kart e ele realmente ocupa lugar especialíssimo em minha coleção. Há aquelas provas em que o equipamento, a equipe, tudo enfim funciona tão bem, que a vitória parece "obrigação", provas que é possível até não se lembrar de nada "especial". Daí, com o tempo, o "troféu" fica "lá" "sem dizer muita coisa". Porém,acredito que assim como acontece com o "meu", é possível lembrar cada detalhe do que ocorreu, de cada "algo mais" que deu certo naquele dia, o respeito e admiração que se conseguiu obter dentre os mais experientes e assim por diante, quando não se ganha a prova mas se vence na mente de todos os demais presentes. Nunca mais se esquece!" Makkinen é um recordista de vitórias, porém, fazia tempo que não o via guiar tanto, com "prazer". "Mais vivo do que nunca"! Acho que ele é capaz de repensar sua aposentadoria anunciada se a Subaru lhe fornecer um equipamento tão competitivo durante o restante da temporada. O anúncio de sue aposentadoria é perfeitamente compreensível. Um piloto consagrado, que passou as duas últimas temporadas sofrendo com os equipamentos que tinha às mãos, acidentes que lhe "forçaram" a trocar de navegador, com vitórias esporádicas e pouquíssimos pódios, mas que agora pode se tornar apenas "uma fase ruim que acabou"....
Similar ao descrito acima, quanto a algo além do que o resultado da prova e o troféu, está a declaração de Corrado Provera sobre Gronholm, em rede mundial, quando este venceu a prova no último final de semana, quando venceu 8 das 17 especiais:"Magic Marcus"!
Se continuar guiando e transformando suas atuações em resultados entre os 3 primeiros, numa espécie de aperfeiçoamento natural, Gronholm, apesar de seu "frozen style" terá seu nome definitivamente inscrito como um dos melhores de todos os tempos...Versátil, rápido, consistente...Mas, como todo Ser Humano, sujeito a pequenos lapsos...esporádicos...
- Colin McRae e seu novo navegador começam a mostrar uma sintonia competitiva interessante e, principalmente, consistência - coisa "rara" para o escocês nas últimas duas temporadas.
- Carlos Sainz é outro que se mostra "renovado" na equipe Citroen e voltou a vencer especiais;
- As mudanças de Sainz e McRae para a Citroen bem como a efetivação de Martin na Ford está fazendo bem a todos, pilotos, navegadores e equipes ;
- Sebastien Loeb mostrou na Suécia que não será "prudente" subestimar sua atuação fora do asfalto. Com o convívio junto a especialistas "de terra", como seus novos companheiros de equipe, ele "evolui rapidamente" e já andou mais rápido do que seus "companheiros especialistas em terra" nesta prova...Promete!!
- Pyikalisto - desculpem-me se está errada a grafia -, guardem este nome! Guiando para a equipe de Marcus Gronholm - além de guiar para a equipe oficial Peugeot, o 2 vezes campeão mundial ainda encontra jeito de "gerenciar" a sua própria equipe e um "sucessor" - está sendo preparado para ocupar os lugares de maior destaque em breve. Andou muito até bater....Faz parte do aprendizado! Em "rallyes" não existem áreas de escape, bandeirinhas e outros meios auxiliares que reduzem as possibilidades de "pancas", daí a "linha do limite" é muitas vezes mais "fina";
- Rovanpera foi outro que andou muito...Até bater...Em Pykalisto que havia capotado...Embora reconheça que é muito difícil distinguir se o torcedor está sinalizando para "acelerar" ou para "segurar" quando se está a mais de 150 km/h na neve, acredito que pudesse ter sido evitado..."Escorregou na própria baba"!
- Quem "não apareceu" na Suécia foi Didier Auriol...Fica evidente que a "temporada de repouso forçado" requer que ele treine mais para voltar ao seu ritmo próprio que é muito respeitável. Mesmo para um equipamento com chances "limitadíssimas" de vencer esperava-se mais dele. Mas, ainda tem o "feeling da coisa" e sem dúvida é uma mão de obra que acrescenta muito à equipe;
- Para uma primeira temporada completa a Citroen começou muito bem...Venceu, como se podia esperar, em Monte Carlo e surpreendeu com o resultado obtido na Suécia;
- A Subaru está reagindo rapidamente e o novo modelo se mostra muito superior ao antecessor. Acredito em vitórias da marca este ano, porém, será preciso esperar o "amadurecimento" ou "desenvolvimento" do carro, como queiram, para que os pilotos possam realmente enfrentar os Peugeot "de frente".
- O novo sistema de pontuação está funcionando de forma muito positiva nos rallyes, tomara que o mesmo ocorra na F-1...

ANTES QUE RECLAMEM!!
Quero pedir aos navegadores ou co-pilotos, como prefiram ser chamados, por não incluir o nome de todos os navegadores do Mundial...Aqueles que compartilharam comigo a temporada 2001 do "Brasileiro de Rallye de Velocidade" sabem o quanto admiro e respeito seus trabalhos bem como não deixo de citar os nomes deles nos eventos nacionais que "comento". Apenas, no caso do Mundial, os nomes, na grande maioria, são muito extensos e muitos difíceis de digitar, falar, etc...Não gosto de escrever tendo que toda hora ficar checando como se soletra...Pensando bem, é "semelhante"aos rallyes...Eu "piloto" o teclado,mouse e demais instrumentos e "deveria" ter um "navegador" ao lado, "cantando"os nomes, como se fosse em uma "especial"...Nos eventos nacionais, prometo, continuarei citando a todos, como de costume...

Até a próxima! Forte abraço!




As opiniões desta coluna são de responsabilidade exclusiva do autor Cacá Rabello


Retorna

 


Cacá Rabello é piloto profissional
Saiba mais sobre sua carreira








As opiniões desta coluna são de responsabilidade exclusiva do autor

Assine RioSerra
Digite seu E-mail
E saiba das novidades
Assinar
Remover


Envie Rioserra
para um amigo!