Apoio


F-1...Mais um pazzzzzzeio

Está cada vez mais difícil não cochilar durante as provas da F-1. Nas duas últimas provas, antes de terminar a primeira volta a diferença já se anunciava enorme. Algumas poucas voltas e só restou um lampejo de competitividade proporcionado por Montoya e Raikonnen ou se preferir Raikonnen e Montoya. E foi só, dentro da pista... Fora há especulações...Equipes fechando...Pilotos dando 110% para manter seus lugares em suas equipes e nenhuma perspectiva de "promoção" para ninguém.
Se sobrar alguma coisa especial, será na Mc Laren.
Williams "fechada" e, provavelmente, decepcionada com Montoya. Já me manifestei antes sobre o Montoya....Cada vez mais me convenço que não haverá manobra de marketing que convença...Para mim, comparativamente, não chega a ser nem mesmo um Nigel Mansell, quanto mais passar daí para um nível mais seleto de pilotos de ponta. Acertar uma em 12 voltas, marcando a pole, para cometer erros, alguns bem grosseiros, não faz um piloto campeão. Dentro da equipe, Ralf é mais produtivo pela maior consistência nas provas.
Raikonnen, este sim, podem esperar, é um nome a ser considerado para futuras vitórias, espetáculos e títulos. O "garoto" completou um pouco mais de 50 corridas em toda a sua carreira...Parte para cima, não quer saber quem é o figurão com quem está disputando...Se erra, passando por cima do óleo recém-deixado, ainda assim consegue não rodar e continuar competitivo na prova; aproveita todas as oportunidades que aparecem. E, se não bastasse, atazana tanto os pilotos que vão a sua frente que muitos dos novatos rodam quando o finlandês fica algum tempo no espelho...Frio, gelado e competitivo...Nem parece que Coulthard é o piloto principal do time, tamanha a facilidade como o novato vem "botando tempo" nele. Acompanhem, se agüentarem corridas tão chatas, e verão.
No mais, nesta última prova, além do desempenho perfeito de Barrichello durante todo o final de semana, ainda tivemos uma boa prova de Felipe Massa que foi mais rápido que seu companheiro de equipe o tempo todo. Como precisa garantir o lugar na Sauber, tem que dar 120%... Seu staff de marketing parece ter ficado "embriagado" pelo festejo de sua chegada à F-1. Primeiro, atabalhoadamente, lançaram o nome do garoto como possível piloto da Ferrari em 2003 logo após ter marcado seu primeiro ponto na categoria. Depois, deixaram o garoto falar o que não devia quando recebeu ordem para inverter com o companheiro de equipe (o que ficou ainda mais complicado depois da demonstração "absoluta" de profissionalismo de Michael Schumacher neste final de semana - depois detalho o assunto). Mas, isto tudo parece ter acontecido num clima de megalomania extrema, pois, o próprio Massa revelou que sua renovação automática com a Sauber estava condicionada a ele se classificar entre os seis primeiros no final do campeonato....Autoconfiança eu admiro...Gestão temerária da carreira de um piloto com talento não. Agora ficam no desespero para "consertar" os excessos e o piloto não ficar a pé...
A partir de agora, acredito que a Ferrari já comece a testar, em ritmo de prova, alguns itens para o carro 2003, no carro de Schumacher é claro. Como Barrichello parece depender só de si mesmo para chegar ao vice, isto pode ser feito sem maiores problemas e representa continuar andando na frente da concorrência. Apesar de achar o chassis da Ferrari fantástico, em algumas provas ficou claro que o motor não está no mesmo nível do BMW, fica no mesmo nível do Renault, que por sua vez a Toyota diz que o seu é melhor...Em suma, há o que fazer em relação ao motor....Geralmente, quebram-se alguns até chegar ao melhor compromisso de velocidade e durabilidade...Esta rodagem, desde já, pode fazer grande diferença... Os outros é que têm que continuar tentando tirar a diferença...

F-3000
Mais uma vez, chego à conclusão que não sou "cego"...Há algum tempo, quando Pizzonia era a "bola da vez" nos arroubos de torcedores ávidos de um novo campeão nacional potencial para a F-1, fiz questão de manifestar a necessidade de esperar mais e avaliar-se mais cuidadosamente o desempenho do amazonense. Desde que chegou à F-3000, depois de ter levado muita vantagem nas primeiras etapas da F-3, Pizzonia tem alternado boas e péssimas atuações. Para mim, já deixou claro que é combativo...Mas, daí a ser um campeão potencial vai uma grande diferença...ou distância...O acidente com Haberfeld deixou claro que falta maturidade, no mínimo, para guiar em uma categoria superior...Não quero entrar no mérito da habilidade, etc...

CART
Mais uma vitória de Christiano da Matta...O filho do seu Toninho está um degrau acima de seus adversários, principalmente nos circuitos mistos...Bruno Junqueira busca o vice mas continua muito inconstante....Tony Kanaan também merece destaque...Veio "babando" lá do final do grid...o carro agüentou e ele chegou em quarto...Tony está carregando o carro nas costas desde o início do ano...Mas, a categoria vai mal...Não é "de graça" que o nome de Da Matta tem sido lançado como futuro piloto da Toyota na F-1....Se continuar assim, a equipe dos Srs. Newman e Hass poderá migrar para a IRL..

Mundial de Rallye
Foi um pecado Richard Burns ter perdido a prova da Finlândia por ter se excedido num dos muitos saltos do percurso. Vencedor da maioria das especiais acabou ficando em quarto na tabela geral de pontuação e será cada vez mais difícil derrotar Gronholm. O finlandês tem alternado vitórias e excelentes resultados intermediários. Foram poucas as provas em que Gronholm ficou fora dos 3 primeiros lugares...Faltando 50 pontos em jogo, Gronholm mantém 27 pontos de diferença para o segundo colocado, Colin McRae...Este, por sua vez, tem acumulado mais abandonos do que provas nos pontos...Às duas vitórias consecutivas seguiu-se mais um abandono...O interessante é que o campeonato acaba seguindo um caminho parecido com o da temporada passada para os pilotos que estão de segundo até sexto na tabela...Todos eles vão despejar tudo, o tempo todo, para tentar alcançar Gronholm...Mas, vai ser difícil!
Conforme previmos aqui, quando Burns passasse a dominar o Peugeot, provavelmente, seria tarde para alcançar o finlandês que acumulou pontos "incomuns" em provas de asfalto e continuou andando forte na terra...
A Peugeot vem acumulando resultados com 2 e 3 de seus pilotos nos lugares mais altos do pódio...Mas, o título de construtores ainda não está definido e deverá exigir mais algumas etapas. É provável que, continuando como está, a equipe do Leão conquiste o campeonato de construtores antecipadamente.

F-Clio e F-Renault
Louvável a atitude do Presidente da CBA ao passar uma reprimenda na molecada da F-Renault, durante o "briefing" da prova do Rio. Havia muitos deles "abusando da sorte". Não se pode confundir o acidente com o incidente. Os garotos vinham se tocando deliberadamente. Pura inconseqüência. Em carros de fórmula ninguém pode prever o que acontecerá após tocar roda com roda...No entanto, não tomei conhecimento sobre atitude semelhante com relação aos pilotos da Copa Clio...Desde sua primeira prova venho acompanhando os excessos...Alguns pilotos já podem ser considerados como contumazes...Não sei de onde vem a idéia de que tem que dar no meio do carro do outro para passar...Estão dando "p..anca' no meio, atrás...em tudo quanto é lugar dos carros e da pista...Achar isto emocionante é só para quem não gosta do esporte...Este é um esporte técnico: não de força. De categoria: não de grosseria. Muitos dos que estão protagonizando este espetáculo dantesco deveriam ir para o autódromo com" quimonos "," shortinhos de vale tudo "e saírem se esfregando e rolando agarrados pelo chão...trocando pancada...Parece que tem mais a ver com eles do que ter competência e categoria para correr com um carro moderno, relativamente rápido, numa categoria monomarca que exige muito mais" mente "do que" músculo "...É claro que em categoria monomarca, equilibrada, haverá" apoio "lateral...Mas, não na traseira..." Panca na porta ", etc...Estão abusando da sorte...Em pistas como Tarumã, Cascavel, Brasília e outras com curvas mais rápidas, a continuar assim, não será surpresa se alguém se machucar feio...Depois não adianta dizer que" foi sem querendo ", que isso acontece em corridas". "e toda aquela" conversinha "...Não é por que é um" carrinho" de turismo ("rodas cobertas") que não vai machucar...

Brasileiro de Rallye de Velocidade
Apesar de apresentar um retrocesso em relação às duas últimas temporadas, principalmente, no volume do grid e competitividade "dentro" da maioria de suas diferentes categorias, neste momento, o Brasileiro de Rallye de Velocidade está "fervilhando".
Depois de ter apostado alto ao abandonar o campeonato, quando liderava a categoria N4, para,conforme declarado por seus porta-vozes: "dedicar-se ao seu ponto forte", a Mitsubishi já deve estar revendo seu posicionamento para a temporada 2003. Após o fracasso de sua equipe oficial no Rallye dos Sertões, pelo terceiro ano consecutivo, os informes são cada vez mais constantes sobre um retorno da marca dos 3 diamantes...
Também, há informes sobre a entrada de duas novas marcas oficialmente no cenário...
A Seat, também informe, deve lançar-se na categoria N4 com o Leon...Excelente para a categoria e para o campeonato!
Enfim, se abdicarem de divulgar uma classificação geral em favor de todas as categorias o Brasileiro de Rallye deverá, já a partir do próximo, alcançar um patamar mais elevado do que estava no ano passado e que foi, sem dúvida, muito superior ao que foi apresentado até agora durante este ano.

Esperto ou espertalhão!!
A CBA terá que tomar medidas mais enérgicas, se for confirmado que a Piquet Sports anda, deliberadamente, burlando o regulamento da categoria. A primeira com relação ao próprio "time dos Piquet", que deveria dar o melhor exemplo e não o pior. A segunda, com relação aos organizadores da categoria para aperfeiçoarem o regulamento e as punições para os "espertalhões". Pois, é possível que, no final, tudo acabe em "pizza", como conseqüência de um regulamento com "buracos " na redação e passiveis de exploração por bons advogados. No entanto, desde que o Nelson, pai, deixou as pistas, vem se envolvendo em situações, no mínimo, "estranhas e mal explicadas" para alguém de seu currículo, como por exemplo, a "CONgestão" do Autódromo do Rio, ao lado de outra "fera" como Emerson Fittipaldi e outras que foram surgindo desde que se "aposentou". Já não é a primeira vez que a equipe dos Piquet é acusada de burlar a restrição a treinos da F-3... No Kart eles também foram protagonistas de situações "desagradáveis". Só que, desta vez, a reclamação foi formalizada por mais de dois terços dos participantes...
Além do mais, acrescenta muito pouco ao esporte nacional uma equipe que já nasce com data marcada para morrer..."Gosto de levar vantagem em tudo, certo?" Errado!
De nossos campeões de F-1, "vivos fisicamente", esperava-se algo de melhor como exemplo do que tais situações em que se permitiram envolver deliberadamente ou não. Não é à toa que aquele que não está fisicamente aqui é o que continua mais "vivo" e guardado com maior respeito e carinho por fãs daqui e de todo o mundo.
Até a próxima!



As opiniões desta coluna são de responsabilidade exclusiva do autor Cacá Rabello



Cacá Rabello é piloto profissional
Saiba mais sobre sua carreira






Assine RioSerra
Digite seu E-mail
E saiba das novidades
Assinar
Remover


Envie Rioserra
para um amigo!