Está
cada vez mais difícil não cochilar durante as
provas da F-1. Nas duas últimas provas, antes de terminar
a primeira volta a diferença já se anunciava enorme.
Algumas poucas voltas e só restou um lampejo de competitividade
proporcionado por Montoya e Raikonnen ou se preferir Raikonnen
e Montoya. E foi só, dentro da pista... Fora há
especulações...Equipes fechando...Pilotos dando
110% para manter seus lugares em suas equipes e nenhuma perspectiva
de "promoção" para ninguém.
Se sobrar alguma coisa especial, será na Mc Laren.
Williams "fechada" e, provavelmente, decepcionada
com Montoya. Já me manifestei antes sobre o Montoya....Cada
vez mais me convenço que não haverá manobra
de marketing que convença...Para mim, comparativamente,
não chega a ser nem mesmo um Nigel Mansell, quanto mais
passar daí para um nível mais seleto de pilotos
de ponta. Acertar uma em 12 voltas, marcando a pole, para cometer
erros, alguns bem grosseiros, não faz um piloto campeão.
Dentro da equipe, Ralf é mais produtivo pela maior consistência
nas provas.
Raikonnen, este sim, podem esperar, é um nome a ser considerado
para futuras vitórias, espetáculos e títulos.
O "garoto" completou um pouco mais de 50 corridas
em toda a sua carreira...Parte para cima, não quer saber
quem é o figurão com quem está disputando...Se
erra, passando por cima do óleo recém-deixado,
ainda assim consegue não rodar e continuar competitivo
na prova; aproveita todas as oportunidades que aparecem. E,
se não bastasse, atazana tanto os pilotos que vão
a sua frente que muitos dos novatos rodam quando o finlandês
fica algum tempo no espelho...Frio, gelado e competitivo...Nem
parece que Coulthard é o piloto principal do time, tamanha
a facilidade como o novato vem "botando tempo" nele.
Acompanhem, se agüentarem corridas tão chatas, e
verão.
No mais, nesta última prova, além do desempenho
perfeito de Barrichello durante todo o final de semana, ainda
tivemos uma boa prova de Felipe Massa que foi mais rápido
que seu companheiro de equipe o tempo todo. Como precisa garantir
o lugar na Sauber, tem que dar 120%... Seu staff de marketing
parece ter ficado "embriagado" pelo festejo de sua
chegada à F-1. Primeiro, atabalhoadamente, lançaram
o nome do garoto como possível piloto da Ferrari em 2003
logo após ter marcado seu primeiro ponto na categoria.
Depois, deixaram o garoto falar o que não devia quando
recebeu ordem para inverter com o companheiro de equipe (o que
ficou ainda mais complicado depois da demonstração
"absoluta" de profissionalismo de Michael Schumacher
neste final de semana - depois detalho o assunto). Mas, isto
tudo parece ter acontecido num clima de megalomania extrema,
pois, o próprio Massa revelou que sua renovação
automática com a Sauber estava condicionada a ele se
classificar entre os seis primeiros no final do campeonato....Autoconfiança
eu admiro...Gestão temerária da carreira de um
piloto com talento não. Agora ficam no desespero para
"consertar" os excessos e o piloto não ficar
a pé...
A partir de agora, acredito que a Ferrari já comece a
testar, em ritmo de prova, alguns itens para o carro 2003, no
carro de Schumacher é claro. Como Barrichello parece
depender só de si mesmo para chegar ao vice, isto pode
ser feito sem maiores problemas e representa continuar andando
na frente da concorrência. Apesar de achar o chassis da
Ferrari fantástico, em algumas provas ficou claro que
o motor não está no mesmo nível do BMW,
fica no mesmo nível do Renault, que por sua vez a Toyota
diz que o seu é melhor...Em suma, há o que fazer
em relação ao motor....Geralmente, quebram-se
alguns até chegar ao melhor compromisso de velocidade
e durabilidade...Esta rodagem, desde já, pode fazer grande
diferença... Os outros é que têm que continuar
tentando tirar a diferença...
F-3000
Mais uma vez, chego à conclusão que não
sou "cego"...Há algum tempo, quando Pizzonia
era a "bola da vez" nos arroubos de torcedores ávidos
de um novo campeão nacional potencial para a F-1, fiz
questão de manifestar a necessidade de esperar mais e
avaliar-se mais cuidadosamente o desempenho do amazonense. Desde
que chegou à F-3000, depois de ter levado muita vantagem
nas primeiras etapas da F-3, Pizzonia tem alternado boas e péssimas
atuações. Para mim, já deixou claro que
é combativo...Mas, daí a ser um campeão
potencial vai uma grande diferença...ou distância...O
acidente com Haberfeld deixou claro que falta maturidade, no
mínimo, para guiar em uma categoria superior...Não
quero entrar no mérito da habilidade, etc...
CART
Mais uma vitória de Christiano da Matta...O filho do
seu Toninho está um degrau acima de seus adversários,
principalmente nos circuitos mistos...Bruno Junqueira busca
o vice mas continua muito inconstante....Tony Kanaan também
merece destaque...Veio "babando" lá do final
do grid...o carro agüentou e ele chegou em quarto...Tony
está carregando o carro nas costas desde o início
do ano...Mas, a categoria vai mal...Não é "de
graça" que o nome de Da Matta tem sido lançado
como futuro piloto da Toyota na F-1....Se continuar assim, a
equipe dos Srs. Newman e Hass poderá migrar para a IRL..
Mundial
de Rallye
Foi um pecado Richard Burns ter perdido a prova da Finlândia
por ter se excedido num dos muitos saltos do percurso. Vencedor
da maioria das especiais acabou ficando em quarto na tabela
geral de pontuação e será cada vez mais
difícil derrotar Gronholm. O finlandês tem alternado
vitórias e excelentes resultados intermediários.
Foram poucas as provas em que Gronholm ficou fora dos 3 primeiros
lugares...Faltando 50 pontos em jogo, Gronholm mantém
27 pontos de diferença para o segundo colocado, Colin
McRae...Este, por sua vez, tem acumulado mais abandonos do que
provas nos pontos...Às duas vitórias consecutivas
seguiu-se mais um abandono...O interessante é que o campeonato
acaba seguindo um caminho parecido com o da temporada passada
para os pilotos que estão de segundo até sexto
na tabela...Todos eles vão despejar tudo, o tempo todo,
para tentar alcançar Gronholm...Mas, vai ser difícil!
Conforme previmos aqui, quando Burns passasse a dominar o Peugeot,
provavelmente, seria tarde para alcançar o finlandês
que acumulou pontos "incomuns" em provas de asfalto
e continuou andando forte na terra...
A Peugeot vem acumulando resultados com 2 e 3 de seus pilotos
nos lugares mais altos do pódio...Mas, o título
de construtores ainda não está definido e deverá
exigir mais algumas etapas. É provável que, continuando
como está, a equipe do Leão conquiste o campeonato
de construtores antecipadamente.
F-Clio
e F-Renault
Louvável a atitude do Presidente da CBA ao passar uma
reprimenda na molecada da F-Renault, durante o "briefing"
da prova do Rio. Havia muitos deles "abusando da sorte".
Não se pode confundir o acidente com o incidente. Os
garotos vinham se tocando deliberadamente. Pura inconseqüência.
Em carros de fórmula ninguém pode prever o que
acontecerá após tocar roda com roda...No entanto,
não tomei conhecimento sobre atitude semelhante com relação
aos pilotos da Copa Clio...Desde sua primeira prova venho acompanhando
os excessos...Alguns pilotos já podem ser considerados
como contumazes...Não sei de onde vem a idéia
de que tem que dar no meio do carro do outro para passar...Estão
dando "p..anca' no meio, atrás...em tudo quanto
é lugar dos carros e da pista...Achar isto emocionante
é só para quem não gosta do esporte...Este
é um esporte técnico: não de força.
De categoria: não de grosseria. Muitos dos que estão
protagonizando este espetáculo dantesco deveriam ir para
o autódromo com" quimonos "," shortinhos
de vale tudo "e saírem se esfregando e rolando agarrados
pelo chão...trocando pancada...Parece que tem mais a
ver com eles do que ter competência e categoria para correr
com um carro moderno, relativamente rápido, numa categoria
monomarca que exige muito mais" mente "do que"
músculo "...É claro que em categoria monomarca,
equilibrada, haverá" apoio "lateral...Mas,
não na traseira..." Panca na porta ", etc...Estão
abusando da sorte...Em pistas como Tarumã, Cascavel,
Brasília e outras com curvas mais rápidas, a continuar
assim, não será surpresa se alguém se machucar
feio...Depois não adianta dizer que" foi sem querendo
", que isso acontece em corridas". "e toda aquela"
conversinha "...Não é por que é um"
carrinho" de turismo ("rodas cobertas") que não
vai machucar...
Brasileiro
de Rallye de Velocidade
Apesar de apresentar um retrocesso em relação
às duas últimas temporadas, principalmente, no
volume do grid e competitividade "dentro" da maioria
de suas diferentes categorias, neste momento, o Brasileiro de
Rallye de Velocidade está "fervilhando".
Depois de ter apostado alto ao abandonar o campeonato, quando
liderava a categoria N4, para,conforme declarado por seus porta-vozes:
"dedicar-se ao seu ponto forte", a Mitsubishi já
deve estar revendo seu posicionamento para a temporada 2003.
Após o fracasso de sua equipe oficial no Rallye dos Sertões,
pelo terceiro ano consecutivo, os informes são cada vez
mais constantes sobre um retorno da marca dos 3 diamantes...
Também, há informes sobre a entrada de duas novas
marcas oficialmente no cenário...
A Seat, também informe, deve lançar-se na categoria
N4 com o Leon...Excelente para a categoria e para o campeonato!
Enfim, se abdicarem de divulgar uma classificação
geral em favor de todas as categorias o Brasileiro de Rallye
deverá, já a partir do próximo, alcançar
um patamar mais elevado do que estava no ano passado e que foi,
sem dúvida, muito superior ao que foi apresentado até
agora durante este ano.
Esperto
ou espertalhão!!
A CBA terá que tomar medidas mais enérgicas, se
for confirmado que a Piquet Sports anda, deliberadamente, burlando
o regulamento da categoria. A primeira com relação
ao próprio "time dos Piquet", que deveria dar
o melhor exemplo e não o pior. A segunda, com relação
aos organizadores da categoria para aperfeiçoarem o regulamento
e as punições para os "espertalhões".
Pois, é possível que, no final, tudo acabe em
"pizza", como conseqüência de um regulamento
com "buracos " na redação e passiveis
de exploração por bons advogados. No entanto,
desde que o Nelson, pai, deixou as pistas, vem se envolvendo
em situações, no mínimo, "estranhas
e mal explicadas" para alguém de seu currículo,
como por exemplo, a "CONgestão" do Autódromo
do Rio, ao lado de outra "fera" como Emerson Fittipaldi
e outras que foram surgindo desde que se "aposentou".
Já não é a primeira vez que a equipe dos
Piquet é acusada de burlar a restrição
a treinos da F-3... No Kart eles também foram protagonistas
de situações "desagradáveis".
Só que, desta vez, a reclamação foi formalizada
por mais de dois terços dos participantes...
Além do mais, acrescenta muito pouco ao esporte nacional
uma equipe que já nasce com data marcada para morrer..."Gosto
de levar vantagem em tudo, certo?" Errado!
De nossos campeões de F-1, "vivos fisicamente",
esperava-se algo de melhor como exemplo do que tais situações
em que se permitiram envolver deliberadamente ou não.
Não é à toa que aquele que não está
fisicamente aqui é o que continua mais "vivo"
e guardado com maior respeito e carinho por fãs daqui
e de todo o mundo.
Até a próxima!
As
opiniões desta coluna são de responsabilidade exclusiva
do autor
Cacá Rabello