Michael
Schumacher chegou merecidamente ao seu quinto título
e acrescentou mais alguns números impressionantes ao
seu currículo. Falar muito mais que isso é chover
no molhado. Campeoníssimo ratifica aquelas máximas
que dizem: "Para ser campeão é preciso ter
sorte e quando se quer realmente, de forma merecida, o Universo
conspira a nosso favor. Michael venceu uma prova onde fez uma
passagem a mais pelos boxes que custaram, no mínimo,
uns 25 segundos. A punição que gerou aquela passagem
a mais é indiscutível no ponto de vista de coerência
da Direção de Prova que puniu a todos que infringiram
a regra de forma igual. Porém, achei um pouco de"
preciosismo "(desta vez concordo com o locutor oficial").
Tanto Schumacher voltou na frente de Montoya sem interferir
no traçado do colombiano quanto Raikonnen na frente de
Schumacher. A sorte, um tanto previsível naquela situação,
deu aquele algo a mais para que o GP da Alemanha seja uma festa
descontraída e de merecida comemoração
dos alemães. Mas, a pressão constante de Michael
sobre Raikonnen foi decisiva para que a situação
se fizesse presente. Aquela outra máxima : "A oportunidade
só aparece para as pessoas bem treinadas". Chega
de Michael. Parabéns!
Mas, a Ferrari....quanta diferença...Pela quarta vez
no ano algo aconteceu ao carro de Rubens na hora da largada.
Discussões e paixões à parte o que fica
claro é que algo e alguém, que não Rubens,
estão falhando. Controle de qualidade do fornecedor,
do responsável por verificar os itens que falharam...Algo
precisa ser corrigido. Por serem itens ligados `a Eletrônica
é um tanto difícil fazer previsões e mesmo
tendo sido checado o item pode falhar mas tanto assim é
inconcebível. Rubens tem sua campanha, excelente tecnicamente
e "de cabeça", comprometida e o resultado final
no campeonato pode não refletir sua performance.
Foi pena não poder contar com Rubens na melhor corrida
de há muito tempo na F-1. Disputas intensas do princípio
ao fim. Uma belíssima prova. Além de Schumacher,
destaco Raikonnen. Quando Michael veio pela primeira vez a Interlagos,
assisti à prova "in loco", e disse a amigos
que ele seria campeão mundial. Pois bem, lá vai
outro prognóstico, podem anotar: "Raikonnen será
campeão mundial em breve"! O garoto, em sua primeira
temporada na McLaren e segunda na F-1 mostrou muito mais categoria
administrando a pressão de Schumacher do que tenho tido
oportunidade de ver de Montoya. O garoto finlandês veio
direto da F-Renault para a F-1 e,para quem esqueceu, quase não
conseguiu a licença da FIA para guiar o F-1 da Sauber.
Um ano depois ele já passou muito perto de sua primeira
vitória. Ele que tem sido sistematicamente mais rápido
que Coulthard. Na tentativa de passar Montoya e Schumacher de
uma só vez foi "audacioso". Na volta à
frente de Schumacher também. Resistiu bem. O erro foi
típico do aprendizado de andar na frente. Mais: uns se
sentiram contentes com um segundo lugar daquele, considerando
sua juventude, ele mostrou um semblante que me fez lembrara
alguns campões há alguns anos. Lembrou-me o próprio
pentacampeão que, se não me engano, também
na França, ficou perturbando um ícone chamado
Ayrton Senna. Em sua maestria Senna deixou um pequeno espaço
para Schumi colocar o bico e depois lhe bateu com a porta na
cara...o alemãozinho abusado de então rodou para
não bater...As posições eram invertidas
das de ontem mas não ofuscam o talento do finlandês.
Para ir mais longe um pouco: "No lugar de Ron Dennis eu
colocaria o Jenson Button como segundo piloto do Raikonnen"
A Mc Laren teve um desempenho digno de suas melhores tradições
e parece ter reencontrado o caminho que leva ao topo.
Montoya andou forte mas, mais uma vez, demonstrou inconstância.
O "balança pra lá e pra cá" não
foi questão de set de pneus (discordando do locutor oficial)
e sim típico de erro no ajuste aerodinâmico. O
normal é que o bom carro, quando bem acertado, fique
melhor com o tanque mais vazio e portanto mais leve. Com ele
aconteceu ao contrário. Os pneus perderam aderência
que indicaram que o carro andou com menos pressão aerodinâmica
que o ideal na tentativa de "compensar tudo nas retas,
no motor!" Não funcionou! Nas curvas ele perdia
mais do que conseguia ganhar, inicialmente, nas retas...conforme
vai "esfregando" os pneus vai ficando pior...E isso
é que não consegui entender no colombiano, mais
uma vez. Ele é muito teimoso, para não usar outro
termo. Foi andando cada vez mais lento...no todo e até
nas retas...
Outros dois fatos interessantes: Arrows e Massa; Fisichella
e Irvine.
A Arrows , sob a batuta de Tom Walkinshaw, parece ter aprendido
algo com os auditores americanos da Enron e outras companhias
americanas inescrupulosas. Para poder vender a equipe mais barato
fez um papelão indecente submetendo seus pilotos, técnicos
e, principalmente, seus patrocinadores a um papel degradante.
Concordo que, do lado desportivo, Walkinshaw deveria ser colocado
na geladeira...Mas, do ponto de vista comercial, esta atitude
é mais um reflexo de a quantas andam as coisas nos bastidores...Não
chacoalha que fede!
Felipe Massa deve estar se sentindo frustrado de não
ter ido para a Ferrari...Uma manobra e tanto de Marketing mas,
por demais, prematura e que não colocou...E como tem
"tomado tempo" de Heidfeld (outra fera para o futuro!)
tem sido inconstante e parece desestabilizado emocional e psicologicamente.
Tem cometido erros demais e consecutivamente. Ou para seus defensores,
alterando uma prova boa com uma muito ruim. A pressão
pode estar vindo de dentro da própria equipe, pois, Frentzen
e Bernoldi podem ser considerados disponíveis, dentre
outros, e Peter Sauber gosta muito dos dois. No caso de Bernoldi
ainda há a questão da Red Bull que patrocina o
piloto e a equipe Sauber.
No mais, desta vez, a briga foi tão intensa que quase
não se viu o pessoal do meio para trás.
Fisichella e Irvine perderam suas "asas" no final
de semana. "Físico" ficou com o spoiler dianteiro
embaixo do carro, a roda ficou no ar, seguiu reto e bateu muito
forte a ponto de ter que ficar fora da corrida por recomendação
médica...Irvine perdeu o aerofólio traseiro...no
final de uma reta ...Foi habilidoso "salvando" o carro
da pancada...Ambos os casos típicos de equipes decadentes...
Agora é torcer para Rubens poder mandar ver para ser
o vice...Semana que vem na Alemanha, espero, ele possa se recuperar
na tabela com uma vitória. No mais, Schumi deverá
estar bem relaxado...Pode guiar ainda mais...ou deixar rolar
e guardar pro ano que vem...não acredito nisso por parte
dele...
Barros
sensacional!
Alexandre Barros tem feito provas espetaculares no Mundial de
Motogp...Vendo as reprises das provas na ESPN internacional
tenho testemunhado os constantes elogios dirigidos a ele por
todos os experts...Já anu algumas vezes na frente do
super Valentino Rossi, sendo que Holanda passou o italiano de
uma forma tão espetacular que Valentino,com certeza,
levou umas 4 voltas para entender o que se passou...Para quem
não sabe ou não lembra, a moto do brasileiro além
de não ser oficial de fábrica tem dois cilindros
contra todo o esquadrão equipado com 4 cilindros. Neste
final de semana, Barros caiu faltando duas voltas para o final,
quando estava em segundo atrás de Valentino. Pena! Mas,
compreensível para quem tem que superar equipamento e
demais condições desfavoráveis. Valeu Alex
Barros!
Mundial
de Rallye: Mc Era e Ford de volta pra valer
Colin McRae, Nick Grist e o Team Ford estão, efetivamente,
de volta á disputa pelo título de mundial de rallyes
deste ano. Após duas vitórias consecutivas (Grécia
e Safari), McRae é o novo recordista mundial de vitórias
em rallyes, com 25 (Puxa! Como é difícil vencer
nos rallyes!), e ficou atrás de Gronholm (segundo abandono
consecutivo) apenas 7 pontos.
Aliás, o Rallye Safari, ou do Kenya, fica cada vez mais
difícil de se manter no calendário do Mundial.
Não tem um público local que justifique o investimento
de equipes e patrocinadores se não a mais, uma das mais,
dispendiosas provas da temporada. Trechos "abertos",
que forçam a utilização de helicópteros
como "visores" durante todo o percurso, com média
(ISSO MESMO!) acima dos 180km/h. Pedras e mais pedra. Depois
longos trechos de lata e...pronto...zebras, elefantes, pássaros,
etc..tudo de encontro ao carro...Só mesmo este aspecto
tipo "Paris - Dakar" pode servir como apelo na Europa...Há
quem goste e defenda...Mas, algumas situações
este ano passaram muito perto de uma tragédia de sérias
proporções..A próxima prova será
na Finlândia. Teoricamente, Gronholm, Makkinnen e Rovanpera
devem dificultar a aproximação da McRae de Gronholm
na tabela...Teoricamente...Na prática, pelo menos, 6
pilotos vão despejar tudo que tem...tipo vai ou racha...como
tentativa desesperada de voltar à disputa ou de, pelo
menos, "aparecer" na telinha como vencedor na hora
das renovações de contrato....
Vamos lá1
Até a próxima!
As
opiniões desta coluna são de responsabilidade exclusiva
do autor
Cacá Rabello