Apoio


Showmacher é penta também!!

Michael Schumacher chegou merecidamente ao seu quinto título e acrescentou mais alguns números impressionantes ao seu currículo. Falar muito mais que isso é chover no molhado. Campeoníssimo ratifica aquelas máximas que dizem: "Para ser campeão é preciso ter sorte e quando se quer realmente, de forma merecida, o Universo conspira a nosso favor. Michael venceu uma prova onde fez uma passagem a mais pelos boxes que custaram, no mínimo, uns 25 segundos. A punição que gerou aquela passagem a mais é indiscutível no ponto de vista de coerência da Direção de Prova que puniu a todos que infringiram a regra de forma igual. Porém, achei um pouco de" preciosismo "(desta vez concordo com o locutor oficial"). Tanto Schumacher voltou na frente de Montoya sem interferir no traçado do colombiano quanto Raikonnen na frente de Schumacher. A sorte, um tanto previsível naquela situação, deu aquele algo a mais para que o GP da Alemanha seja uma festa descontraída e de merecida comemoração dos alemães. Mas, a pressão constante de Michael sobre Raikonnen foi decisiva para que a situação se fizesse presente. Aquela outra máxima : "A oportunidade só aparece para as pessoas bem treinadas". Chega de Michael. Parabéns!

Mas, a Ferrari....quanta diferença...Pela quarta vez no ano algo aconteceu ao carro de Rubens na hora da largada. Discussões e paixões à parte o que fica claro é que algo e alguém, que não Rubens, estão falhando. Controle de qualidade do fornecedor, do responsável por verificar os itens que falharam...Algo precisa ser corrigido. Por serem itens ligados `a Eletrônica é um tanto difícil fazer previsões e mesmo tendo sido checado o item pode falhar mas tanto assim é inconcebível. Rubens tem sua campanha, excelente tecnicamente e "de cabeça", comprometida e o resultado final no campeonato pode não refletir sua performance.
Foi pena não poder contar com Rubens na melhor corrida de há muito tempo na F-1. Disputas intensas do princípio ao fim. Uma belíssima prova. Além de Schumacher, destaco Raikonnen. Quando Michael veio pela primeira vez a Interlagos, assisti à prova "in loco", e disse a amigos que ele seria campeão mundial. Pois bem, lá vai outro prognóstico, podem anotar: "Raikonnen será campeão mundial em breve"! O garoto, em sua primeira temporada na McLaren e segunda na F-1 mostrou muito mais categoria administrando a pressão de Schumacher do que tenho tido oportunidade de ver de Montoya. O garoto finlandês veio direto da F-Renault para a F-1 e,para quem esqueceu, quase não conseguiu a licença da FIA para guiar o F-1 da Sauber. Um ano depois ele já passou muito perto de sua primeira vitória. Ele que tem sido sistematicamente mais rápido que Coulthard. Na tentativa de passar Montoya e Schumacher de uma só vez foi "audacioso". Na volta à frente de Schumacher também. Resistiu bem. O erro foi típico do aprendizado de andar na frente. Mais: uns se sentiram contentes com um segundo lugar daquele, considerando sua juventude, ele mostrou um semblante que me fez lembrara alguns campões há alguns anos. Lembrou-me o próprio pentacampeão que, se não me engano, também na França, ficou perturbando um ícone chamado Ayrton Senna. Em sua maestria Senna deixou um pequeno espaço para Schumi colocar o bico e depois lhe bateu com a porta na cara...o alemãozinho abusado de então rodou para não bater...As posições eram invertidas das de ontem mas não ofuscam o talento do finlandês.

Para ir mais longe um pouco: "No lugar de Ron Dennis eu colocaria o Jenson Button como segundo piloto do Raikonnen" A Mc Laren teve um desempenho digno de suas melhores tradições e parece ter reencontrado o caminho que leva ao topo.
Montoya andou forte mas, mais uma vez, demonstrou inconstância. O "balança pra lá e pra cá" não foi questão de set de pneus (discordando do locutor oficial) e sim típico de erro no ajuste aerodinâmico. O normal é que o bom carro, quando bem acertado, fique melhor com o tanque mais vazio e portanto mais leve. Com ele aconteceu ao contrário. Os pneus perderam aderência que indicaram que o carro andou com menos pressão aerodinâmica que o ideal na tentativa de "compensar tudo nas retas, no motor!" Não funcionou! Nas curvas ele perdia mais do que conseguia ganhar, inicialmente, nas retas...conforme vai "esfregando" os pneus vai ficando pior...E isso é que não consegui entender no colombiano, mais uma vez. Ele é muito teimoso, para não usar outro termo. Foi andando cada vez mais lento...no todo e até nas retas...
Outros dois fatos interessantes: Arrows e Massa; Fisichella e Irvine.
A Arrows , sob a batuta de Tom Walkinshaw, parece ter aprendido algo com os auditores americanos da Enron e outras companhias americanas inescrupulosas. Para poder vender a equipe mais barato fez um papelão indecente submetendo seus pilotos, técnicos e, principalmente, seus patrocinadores a um papel degradante. Concordo que, do lado desportivo, Walkinshaw deveria ser colocado na geladeira...Mas, do ponto de vista comercial, esta atitude é mais um reflexo de a quantas andam as coisas nos bastidores...Não chacoalha que fede!

Felipe Massa deve estar se sentindo frustrado de não ter ido para a Ferrari...Uma manobra e tanto de Marketing mas, por demais, prematura e que não colocou...E como tem "tomado tempo" de Heidfeld (outra fera para o futuro!) tem sido inconstante e parece desestabilizado emocional e psicologicamente. Tem cometido erros demais e consecutivamente. Ou para seus defensores, alterando uma prova boa com uma muito ruim. A pressão pode estar vindo de dentro da própria equipe, pois, Frentzen e Bernoldi podem ser considerados disponíveis, dentre outros, e Peter Sauber gosta muito dos dois. No caso de Bernoldi ainda há a questão da Red Bull que patrocina o piloto e a equipe Sauber.
No mais, desta vez, a briga foi tão intensa que quase não se viu o pessoal do meio para trás.
Fisichella e Irvine perderam suas "asas" no final de semana. "Físico" ficou com o spoiler dianteiro embaixo do carro, a roda ficou no ar, seguiu reto e bateu muito forte a ponto de ter que ficar fora da corrida por recomendação médica...Irvine perdeu o aerofólio traseiro...no final de uma reta ...Foi habilidoso "salvando" o carro da pancada...Ambos os casos típicos de equipes decadentes...
Agora é torcer para Rubens poder mandar ver para ser o vice...Semana que vem na Alemanha, espero, ele possa se recuperar na tabela com uma vitória. No mais, Schumi deverá estar bem relaxado...Pode guiar ainda mais...ou deixar rolar e guardar pro ano que vem...não acredito nisso por parte dele...

Barros sensacional!
Alexandre Barros tem feito provas espetaculares no Mundial de Motogp...Vendo as reprises das provas na ESPN internacional tenho testemunhado os constantes elogios dirigidos a ele por todos os experts...Já anu algumas vezes na frente do super Valentino Rossi, sendo que Holanda passou o italiano de uma forma tão espetacular que Valentino,com certeza, levou umas 4 voltas para entender o que se passou...Para quem não sabe ou não lembra, a moto do brasileiro além de não ser oficial de fábrica tem dois cilindros contra todo o esquadrão equipado com 4 cilindros. Neste final de semana, Barros caiu faltando duas voltas para o final, quando estava em segundo atrás de Valentino. Pena! Mas, compreensível para quem tem que superar equipamento e demais condições desfavoráveis. Valeu Alex Barros!

Mundial de Rallye: Mc Era e Ford de volta pra valer
Colin McRae, Nick Grist e o Team Ford estão, efetivamente, de volta á disputa pelo título de mundial de rallyes deste ano. Após duas vitórias consecutivas (Grécia e Safari), McRae é o novo recordista mundial de vitórias em rallyes, com 25 (Puxa! Como é difícil vencer nos rallyes!), e ficou atrás de Gronholm (segundo abandono consecutivo) apenas 7 pontos.
Aliás, o Rallye Safari, ou do Kenya, fica cada vez mais difícil de se manter no calendário do Mundial. Não tem um público local que justifique o investimento de equipes e patrocinadores se não a mais, uma das mais, dispendiosas provas da temporada. Trechos "abertos", que forçam a utilização de helicópteros como "visores" durante todo o percurso, com média (ISSO MESMO!) acima dos 180km/h. Pedras e mais pedra. Depois longos trechos de lata e...pronto...zebras, elefantes, pássaros, etc..tudo de encontro ao carro...Só mesmo este aspecto tipo "Paris - Dakar" pode servir como apelo na Europa...Há quem goste e defenda...Mas, algumas situações este ano passaram muito perto de uma tragédia de sérias proporções..A próxima prova será na Finlândia. Teoricamente, Gronholm, Makkinnen e Rovanpera devem dificultar a aproximação da McRae de Gronholm na tabela...Teoricamente...Na prática, pelo menos, 6 pilotos vão despejar tudo que tem...tipo vai ou racha...como tentativa desesperada de voltar à disputa ou de, pelo menos, "aparecer" na telinha como vencedor na hora das renovações de contrato....
Vamos lá1
Até a próxima!



As opiniões desta coluna são de responsabilidade exclusiva do autor Cacá Rabello



Cacá Rabello é piloto profissional
Saiba mais sobre sua carreira






Assine RioSerra
Digite seu E-mail
E saiba das novidades
Assinar
Remover


Envie Rioserra
para um amigo!