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GP BRASIL DE F-1 E F-3000

Finalmente um GP onde houve disputa do princípio ao fim! Assim vi o GP Brasil de F-1. Mas, mais uma vez, ficou uma preocupação diante da tentativa exacerbada de transformar Rubens Barrichello no herói nacional do Domingo. Principalmente por que não deu para tentar com Massa.
Barrichello, a quem considero um bom piloto, com talento para vencer corridas, principalmente na chuva, e, talvez, numa oportunidade, que já surgiu para um Damon Hill e Jacques Villeneuve, ser campeão mundial...Mas, como essa oportunidade não se apresenta a toda hora, não acredito que pudesse ser bi-campeão...
Na corrida de Domingo, Barrichello marcou, com pneus novos e um carro com o mínimo possível de combustível, a quinta melhor volta da prova. Vamos aos fatos:
1º Montoya com 1.16”079; 2º Ralf com 1.16”22; 3º Michael Schumacher com 1.16”235 ; 4º Jenson Button com 1.16” 396; 5º Barrichello com 1.16”511; 6º Raikonnen com 1.16”529 e 7º Coulthard com 1.16” 670.
Portanto, toda a “plástica” das ultrapassagens no início da prova, corroboradas pela vibração excessiva do locutor da emissora oficial, não encontra respaldo no cronômetro. Mais, todos os pilotos que viraram mais rápido e os dois vieram logo atrás fizeram apenas uma parada. Portanto, mesmo quando o peso do combustível esteve em igualdade, os demais ainda levavam a desvantagem por utilizarem pneus mais gastos.

A rodada de Raikonnen cuja roda quebrada, já no momento da freada, foi tratada como falha pessoal do piloto pelo narrador da emissora oficial, embora fosse visível nas imagens transmitidas a roda balançando “boba” antes que o piloto tocasse a área de escape...Uma tremenda injustiça!
Mais, a tal falha do sistema hidráulico, não me convenceu. Vi e revi a fita que gravei da corrida e procurei de todas as formas identificar se a tampa de combustível do carro de Barrichello se abria quando o carro apagou na freada do S, um sintoma visível e inevitável de tal tipo de falha. Não consegui ver. Mas, do ângulo que foi mostrado, parecia tudo normal. Quando o carro foi colocado na grama, já não servia de referência, pois aí já não tinha pressão nenhuma com o motor apagado. Fiquei com uma forte impressão de uma pane seca. Se tivesse sido alegado que tinha sido uma pane elétrica, pela forma que o carro apagou, até poderia acreditar de imediato. Mas, ficarei com a dúvida...
O certo, é que Michael Schumacher conseguiu fazer uma daquelas provas que não deixam dúvidas quanto a sua grande superioridade em relação aos seus rivais e que o coloca entre os maiores de todos os tempos. Não é mais uma vez no quesito carro que reside a diferença. A Ferrari está inferiorizada em potência de motor. Na Austrália, o alemão não conseguiu “tirar do vácuo” e passar o carro de Trulli, tendo que passar na manha, forçando o adversário ao erro. Em Interlagos, a vantagem que Michael abria no Mergulho, e não na Junção como insistiu o locutor, permitiu-lhe chegar ao final da reta dos boxes sem ser ameaçado. Somado a uma freada “ pra lá de depois da dos outros” , ganhava a reta oposta com boa vantagem e aí, tirava logo para o meio da pista para forçar o adversário a buscar seu vácuo tendo que mudar de trajetória. Pequenos detalhes que o permitiram vencer com maestria mais um GP. Seu 100º pódio em 155 GPs!! 55 vitórias! Senão estou enganado a melhor média já obtida. São fatos e como aprendi que contra fatos não existem argumentos lógicos que se sustentem....
Mas, alguns outros fatos também me chamaram a atenção nesta edição do GP Brasil.
O mais importante foi a tremenda mancada que o experiente Alex Dias Ribeiro, ex-piloto de F-1, deu a o abrir a porta do carro de socorro na cara do Nick Heidfeld na tentativa de socorrer Bernoldi mais rapidamente, no acidente no final do Warm Up de Domingo. Mais, do que isso, o fiscal do posto chegou a acenar a bandeira verde junto com a listrada vermelha e amarela, pouco antes de acenar a vermelha, outra mancada.
Mas, salvo se confirmada a quebra da suspensão, o Bernoldi foi o responsável pela maior mancada do episódio, destruindo o carro no warm up...

Fatos como estes me surpreenderam, pois o GP Brasil sempre foi um exemplo de ótima sinalização. Os voluntários que trabalham em nosso GP sempre foram motivo de orgulho.
Também, a mancada do Rei do Futebol foi de amargar. O Nelson Piquet devia estar no Autódromo...Senão o Emerson...O Wilsinho...Até o próprio Alex Dias Ribeiro fez mais pelo automobilismo que o “Atleta do Século”. É aquela estória de cada macaco no seu galho... Os pilotos são conhecidos por suas poucas habilidades com a bola no pé. Porém, para que não me apareça alguém querendo associar minha afirmação a algo racista, mudo a forma de expressar a idéia para algo mais nobre: “A César o que é de César”. Foi terrível a mancada. A cara que ficou estampada em todos os jornais estava mais para daquelas de goleiro que acaba de tomar um “frangaço” imperdoável.
Voltando à corrida, Michael Schumacher, se assim se pode dizer algo de corridas, venceu antes da largada. O acerto do carro, a mentalização das atitudes a serem adotadas na largada e nas primeiras voltas, etc...Enquanto isso Montoya esperava o quê? Nem o pessoal da sua própria equipe pode defende-lo neste acidente. São essas pequenas coisas que fazem as grandes diferenças. Montoya marcou e dançou. Depois, como de costume, andou uma barbaridade, marcou a melhor volta da prova...E daí...Nem ao pódio foi com um carro excepcional.
As grandes atuações, fora às equipes previsíveis, foram novamente Toyota e Renault.
A Renault vem subindo rapidamente de produção sob o comando de Briatore...Os motores já são ótimos... Os pilotos são bons. Uma pena o estouro do motor de Trulli no final. Button já mostrou que está retomando a forma que lhe deu crédito para ascender tão novo ao cockpit de um F-1. Mas, sem essa de fenômeno. A Toyota nas mãos de, pelo menos, um piloto mais capaz entrará na briga por vitórias, acredito, já na próxima temporada. O projeto é muito bem nascido e trabalhado. Falta alguma coisa a mais aos pilotos e que contribua para o desenvolvimento do carro nas provas.

Ralf Schumacher perdeu uma grande chance para atacar o irmão. A alegação de que abriu mão dos riscos de tentar vencer para garantir pontos no início do campeonato é válida, porém, me faz crer que a questão está mais voltada para dentro da própria Williams. Ou seja, a briga Ralf x Montoya deve estar fazendo cair o restante dos cabelos de Frank Williams e de Gerhard Berger. Se não se sentisse ameaçado internamente, Ralf poderia ter tentado passar o irmão pra valer!
A disputa particular dos Schumacher deu um certo brilho à corrida senão...O terceiro já estava mais de 50 segundos atrás....E era uma McLaren...
Montoya com o 5º lugar ainda na está na balada dos líderes e, SE, a Ferrari não arrumar uns 10 cavalos a mais para Imola a coisa pode ficar feia para o lado do alemão e de Barrichello...
Já Felipe Massa parece estar enfrentando problemas para achar um acerto do carro, tanto nos treinos de classificação quanto na prova. Coisas do aprendizado! Fez a pior volta mais rápida dentre todos os pilotos, incluindo o malaio Alex Yoong da Minardi. Algo de muito errado, mas muito mesmo aconteceu...
Mas, no final, o que fica é a imagem de um Michael Schumacher, vencendo com os pneus acabados literalmente, caminhando de forma inteligente e decidida para mais um título, capaz de “tirar coelho da cartola” e brindar a equipe Ferrari com aquele algo mais que a Mc Laren sempre lembrará dos tempos de em Ayrton Senna estava lá.

A F-3000 no Sábado
Os “meninos” brasileiros fizeram a festa e lavaram a nossa alma antecipadamente. Quatro primeiros lugares. Porém, nada de festa antecipada. Pelo que foi mostrado na pré – temporada e na própria corrida os favoritos ao título do campeonato são Tomas Enge, tcheco, e Bjorn Wildheirm, sueco, ambos do mesmo time.
O vencedor Rodrigo Sperafico fez excelente prova e investiu corretamente na deterioração do equipamento de seus rivais sob o forte calor de Interlagos.
Haberfeld foi muito inconstante. Ora se aproximava e ora esparramava em alguma curva. O segundo lugar foi um belo prêmio.
Ricardo Maurício, terceiro, segurou com categoria às investidas de Pizzonia, quarto. Este, por sua vez, detonou logo cedo os pneus e foi perdendo rendimento. A faixa que ficou “das fritadas” no pneu esquerdo dianteiro era visível até pela TV. No final já devia estar chacoalhando um bocado...
É pena que não haja previsão de transmissão das demais provas da categoria, 10 preliminares da F-1, pois, foram ótimos pegas, chega pra lá, rodada, piloto se recuperando pra rodar, de novo, roda com roda, roda no meio da lateral do outro. Resumo: a categoria foi boa de assistir.
E é bom saber que os moleques estão babando verde e amarelo e que se os gringos bobearem...

“Vivas” ao Motocross...
Embora não seja exatamente a minha praia, tenho acompanhado alguns programas esportivos que estão aumentando o espaço destinado ao Motocross nacional. Nada mais justo. A agregação das categorias de 60 e 80 cilindradas ao espetáculo, junto com as 125 e 250 cc, tornou o evento muito mais atraente e abrangente. Atualmente, as provas reúnem participantes de oito a 40 anos, até mais....Isto significa uma grande reunião de famílias, torcida, volume de participantes, entretenimento prolongado, etc...Todos os ingredientes de um grande espetáculo. Em breve, se a fórmula for mantida, teremos condições de ver novos pilotos brasileiros em destaque em provas de Supercross, Motocross, Enduros e demais provas correlatas de motocicletas como fruto de um trabalho inteligente...Quem sabe um campeão do Supercross americano? O que vi e gostei foi moleques de oito anos de idade saltando feito "gente grande...”. Os pequeninos já colocam as oitentinhas de lado no alto e tudo...Um barato!
Se o Brasil uma tradição em competições de fórmula, em parte, é porque o kart sempre disponibilizou esta oportunidade de começar a competir tão cedo. O Motocross agora pode seguir o mesmo caminho.
Parabéns a todos os responsáveis por isto estar sendo levado a efeito.


Até a próxima!

As opiniões desta coluna são de responsabilidade exclusiva do autor Cacá Rabello



Cacá Rabello é piloto profissional
Saiba mais sobre sua carreira







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