Apoio

Voltando à ativa....


Deixei passar as duas primeiras provas da temporada de F-1 e 3 do Mundial de Rallye de Velocidade para poder ter uma idéia melhor sobre o que está acontecendo. Ou seja, sem ilusão de primeira prova ou distorção, bem como, para poder filtrar o emaranhado de releases de pré-temporada e ver mais claramente até onde vão os fatos mais reais e o que não passou de Marketing de final de ano...ou de pré-temporada.
Bem, vamos lá:


Mundial de Fórmula-1 ...Austrália e Malásia

As duas provas alternaram alguns poucos momentos de emoção com sua já “ tradicional” e irritante falta de competitividade. As forças continuam praticamente as mesmas tanto entre os primeiros quanto entre os últimos.
Dois acidentes nas largadas, algumas pequenas lutas e no mais aquela estória de estratégia de paradas nos boxes. Quanto às largadas considero tanto Barrichello quanto Ralf culpados. Besteira típica de primeira prova de temporada em campeonato regional e em categoria de iniciantes na primeira. Michael como Montoya “ quase inocentes” na segunda. As circunstâncias dos toques foram completamente diferentes, e as conseqüências, por si próprias, já dão o nível de intensidade.
A ressaltar a brilhante atuação de Michael nas duas provas e o excelente desempenho de Montoya.
Esta conversa de escolha quanto ao número de paradas está cada vez mais relacionada à capacidade dos pneus em suportar o maior número de voltas com bom desempenho . Ou seja, não é bem uma questão de escolha mas sim de capacidade de suportar competitivamente um número de voltas que force a uma, duas ou até três paradas... Os pneus são mais determinantes do que a capacidade do tanque de combustível.
A Renault impressionou pela potência do motor na Austrália e deixou claro que a equipe, sob a batuta de Flávio Briattore, deverá reeditar em breve a boa fase da Benetton que alçou Michael ao estrelato na F-1.
A Minardi, quem diria, está terminando as provas. O australiano Mark Webber deixou claro que não é bobo...o malaio por sua vez tem muito o que aprender...
A Jaguar foi deprimente nas duas provas...Seu retorno às mãos de Jackie Stewart é cada vez mais provável...As “ estrelas” Niki Lauda e Bob Rahal afundaram o time com velocidade superior a dos carros da equipe...Nem Prost consegui fazer tão rápido...talvez por estar sozinho e nem ter dado tempo à Pedro Paulo Diniz de sentir o gosto pela coisa...talvez tenha sido até bom...Se voltar para a mão de Jackie Stewart, Barrichello pode ser premiado pela sorte mais uma vez em sua carreira...
Pedro Paulo Diniz terá papel super importante no futuro do país na F-1, através da preparação e revelação de talentos ...
Barrichello não terminou nenhuma, enquanto Michael lidera o campeonato com Montoya em segundo...Coincidência, sorte, azar? Não acredito que sorte e azar possam contribuir tanto para tanto palavrório e tão pouco resultado. Vou abordar o assunto mais detalhadamente mais abaixo...Mas, posso resumir em Síndrome de Substituto ou falta de comprometimento...ora todo novato, segundo o locutor oficial da emissora, será o substituto de Ayrton Senna...assim como de Pelé...passa ano sai ano...e nada...nem para Pelé nem para Ayrton...Daqui a pouco falo mais...Mas, isto já serve também para Massa, Pizzonia e companhia...
A disputa entre os pneus Bridgestone e Michelin ( que em temperaturas mais altas têm melhor compromisso entre desempenho e durabilidade) deverá influenciar e muito o resultado do campeonato, mais até do que já foi visto até agora. Depois do GP Brasil será preciso avaliar a entrada do modelo 2002 da Ferrari cuja demora para estrear está diretamente relacionada com a confiabilidade da caixa de câmbio. Novo desenho e novos materiais que precisam ser melhor avaliados. Em desempenho já foi aprovado o modelo como um todo, agora é melhorar a resistência. Como a aerodinâmica será alterada, a “carga” básica, o consumo e o desempenho dos pneus Bridgestone poderá ser alterado.
As Mac Larens estão paradas no tempo e começam a ser superadas com maior freqüência e facilidade pelas Williams e Ferrari. A Sauber e a Renault já estão nos calcanhares...
O desempenho de Felipe Massa e Enrique Bernoldi foram exatamente dentro da lógica...
No mais, há pouco a acrescentar e o negócio é esperar pelo próximo GP e ver se algo de novo acontece...


Síndrome de Substituto....


Durante o ano passado, me referi ao desproporcional esforço para transformar Antonio Pizzonia em novo ídolo nacional, substituto de Senna. Este tipo de “esforço” já comprometera a carreira de Barrichello.
No fundo, parece que nos acostumamos com a idéia de que depois de Emerson Fittipaldi surgiu Nelson Piquet em seguida e, contemporaneamente á Piquet, o fenômeno Ayrton Senna. Logo, depois viria Barrichello...como não veio...seria Max Wilson...como não foi...Pizzonia, Bernoldi e agora Massa....
Resumo : devagar com o andor que o santo é de barro! É o que pode melhor ser aplicado de imediato.
Pizzonia, conforme alertei na época, levou grande vantagem na primeira fase de sua temporada na F-3, por melhor conhecer os circuitos. Quando começaram a repetir os circuitos a coisa não foi fácil. Aí, o argumento, plantado na mídia, foi de que ele estava administrando os resultados para ser campeão. Conversa! Ano passado, venceu muito pouco e viu que o buraco na F-3000 era mais embaixo. Este ano, na pré-temporada, a coisa está se confirmando.
Bernoldi, fez algumas boas provas na Arrows mas, cometeu erros que jamais foram cometidos por Piquet, Fittipaldi e Senna na mesma fase de suas carreiras, a ponto de em suas segundas temporadas já estarem em times considerados grandes.
Agora, concentram-se em esforços para alçar Massa a substituto de Senna, piloto da Ferrari em 2003, etc. Pois bem, Massa já destruiu alguns carros na pré-temporada. O resultado, com o tempo de uma volta melhor que o de Schumacher, num dia que o alemão não estava na pista, durante um teste, e que o próprio Massa não conseguiu repetir, deixa claro que algo de especial aconteceu naquele dia. Quanto á abertura da temporada e o resultado da Malásia, foram parecidos com os de Raikkonen na mesma equipe ano passado. Raikkonen está na Mac Laren e apesar de mais rápido do que Coulthard, na Malásia, ficou claro que está andando acima de seu próprio limite. O carro vem “ espanando” o tempo todo e pode sair da mão á qualquer momento, da mesma forma como aconteceu em algumas provas no ano passado. Principalmente após o anúncio de sua transferência para a Mac Laren.
O que quero deixar claro é: considero Barrichello, Pizzonia, Massa, Bernoldi e Burti pilotos de talento. Porém, as oportunidades e principalmente “ a cabeça” para conduzir as coisas serão fundamentais para o desfecho da carreira de cada um. Parece algo que todo mundo já sabe...mas, nem todo mundo aplica e aí tem que ser lembrado...Nenhum deles será, pelo menos tão cedo, um substituto para Ayrton Senna ou capaz de bater Michael Schumacher. Vou mais longe, Se Michael saísse do campeonato hoje, o próximo a ser batido seria Montoya...Ou seja, nem assim, poderiam ser colocados como os números 1 do circuito de imediato.
Os principais motivos são : experiência, talento, COMPROMETIMENTO e oportunidade reunidos de forma apropriada.
Só para esclarecer de forma definitiva:
Michael Schumacher, tetra-campeão, ainda chega antes dos mecânicos na sede da equipe, cedo, com alguma idéia para melhorar o desempenho do carro. É capaz de passar o dia inteiro andando e melhorando o carro, mesmo que o teste não esteja previamente programado. Vive 24 horas o seu trabalho, motivando a equipe a trabalhar mais e melhor por um piloto que está comprometido 110% com a vitória. Atende às decisões da equipe sem trazer celeumas á publico. Ano passado, disputou provas de Kart, anda de Kart até na neve, para manter-se em forma...Lembram do Ayrton Senna andando em Interlagos quando já era piloto da Mac Laren e depois em sua pista particular em Tatuí, São Paulo.
Schumacher é casado e pai de família mas, é, antes de tudo, um piloto obstinado, determinado, que cuida dos detalhes. O termo foi usado pela última vez para Ayrton Senna: obcecado. Mas, considero comprometido com seu trabalho, imagem pessoal e de equipe mais apropriado.
Mais : Montoya, com todo o seu talento, foi elogiado somente este ano por Frank Williams e Patrick Head por estar mais comprometido e aprendendo a pensar no trabalho quando está fora dele...
Ralf, relaxou um pouco desde que firmou compromisso com sua atual namorada...o resultado já pode ser sentido na pista...se não tivesse ocorrido o choque entre Montoya e Michael, na Malásia, dificilmente teria vencido. “ Tomou tempo” de Montoya o tempo todo.
Ou seja, ser campeão na F-1, principalmente mais do que uma vez, requer empenho, comprometimento e dedicação acima do “ normal” exigido para vencer provas esporadicamente...
Portanto, dar tempo ao tempo é preciso.
Principalmente, no caso de Massa, a seqüência de resultados na F-3000 italiana e européia, não são suficientes para tamanho deslumbramento a ponto de tentar alça-lo a “ piloto da Ferrari” ou “ novo Senna” tão cedo. O campeonato que disputou não era tão competitivo quanto o Inglês de F-3, da F-3000 continental ou, ainda, o da Barber Dodge nos quais a competitividade é muito maior e outros brasileiro têm se desdobrado para vencer e não alcançam tamanho destaque na mídia. Portanto, a matéria prima é boa mas precisa de tempo e de bom cozimento, têmpera, etc para poderem ser confiáveis “ obras de arte” no futuro. Senão racha e quebra como tantos outros ícones que a emissora “ oficial” tenta empurrar goela abaixo, para depois torrá-los...


Mundial de Rallyes


Após 3 provas fica claro que a Peugeot melhorou em muito seu desempenho nas provas de asfalto e que Marcus Gronholm está se desdobrando no asfalto e reafirmando sua qualidade na terra. Gronholm está acumulando pontos intermediários em provas de asfalto que seriam impensáveis até a temporada passada. Richard Burns vem se firmando na nova equipe, Peugeot, e vai dar trabalho. Embora ainda não tenha vencido nenhuma prova, é preciso considerar que ele não pode testar o carro devidamente antes da temporada em conseqüência da disputa judicial com a Subaru pela qual foi campeão. Mas, já bateu os companheiros de equipe, Gronholm e Rovanpera, em algumas especiais na neve e Gronholm e Panizzi no asfalto. Panizzi no asfalto está se mostrando um degrau acima dos adversários. Talvez, só os pilotos da Citroen, principalmente Sebatien Loeb, possam fazer frente no asfalto. Porém, como a Peugeot e Citroen são do mesmo grupo, PSA, se preciso for as coisas se ajeitam...
Na Ford as coisas não vão tão bem quanto no ano passado. Mc Rae continua na base do vai ou racha e está rachando mais, justificando o apelido de Mc Crash...Carlos Sains vem arriscando tudo...mas, só resultados intermediários no final, apesar de algumas especiais brilhantes...
Makkinen, presenteado com a vitória depois da punição de Sebastien Loeb em Monte Carlo, primeira prova, “bateu” nas outras duas provas e não terminou. Mas, ficou claro que sua decisão de deixar a Mitsubishi foi acertada. Pois, Allister Mac Rae e François Delecour estão penando e o resultado não vem. O companheiro de Makkinen na Subaru, Peter Solberg, vem mostrando muito talento mas, ainda é um piloto em aprendizado. Daqueles que vai dar muito trabalho em mais uma ou duas temporadas...se continuar assim é claro.
Portanto, a Peugeot vai acumulando uma vantagem confortável no campeonato de construtores, principalmente com as 3 primeiras posições no Tour de Corse, e com 2 vitórias de seus pilotos em 3 provas pode também fazer o piloto campeão. Principalmente Gronhom que disputa todas as provas, ao contrário de Panizzi e Rovanpera que se alternam em provas de asfalto e de terra, pode se firmar rapidamente. Lidera atualmente o campeonato, é forte candidato à vitória na terra e melhorou muito no asfalto. Seu principal adversário na equipe, Richard Burns, deverá começar a vencer em breve, porém, poderá ser tarde para descontar a diferença que Gronholm vem conquistando.
No Grupo N e A, infelizmente, os sul-americanos, representados pelos argentinos...foram afetados pelos problemas econômicos do país...Pozzo e Treles estão com dificuldades para ocupar os lugares previstos e merecidos...
Na Super 1600, só uma prova das 3 disputadas, e é preciso esperar um pouco mais para poder visualizar melhor o caminho...Ano passado, superioridade da Citroen com Loeb. Mas, além de Loeb, outras estrelas estão subindo para o Grupo A e tudo pode ficar diferente.

Assustador!

Não me cabe outra expressão diante do que pude acompanhar pela TV, ontem, na prova de abertura da temporada da F-Truck em Caruaru...
O Show passou perto de se transformar em tragédia.
Impressionante como um público que já presenciou outras provas no Autódromo Ayrton Senna, de Pernambuco, possa achar engraçado ou outra coisa que o valha, atravessar constantemente a pista diante de veículos a mais de 150km/h e com mais de 5 toneladas. Foi brincar com o perigo de forma além do que pode ser considerado racional. Graças a Deus nada mais sério aconteceu. Porém, que fique claro que outra situação como esta não pode e não deve ocorrer, sob pena de comprometer a integridade física de participantes e de público, a imagem da categoria, o trabalho dos profissionais e das marcas nela envolvidos, etc... Mas, tão importante quanto tudo isto, há de se considerar que para se conseguir o apoio da mídia, para fazer da categoria algo de sucesso, foi bastante trabalhoso. Mas, diante de alguma tragédia, a emissora concorrente, que raramente faz algo de positivo pelo automobilismo nacional “ de base”, com certeza irá se deliciar em denegrir nosso esporte.
Falo como fã do esporte e mais ainda como competidor.
Ano passado, o Brasileiro de Rally de Velocidade só foi citado na tal emissora em sua última prova, graças a um acidente espetacular. As imagens feitas por pessoal fã de rally, de um estúdio particular de Curitiba, foram ao ar no dia seguinte no noticiário esportivo da tal emissora e no final de semana seguinte no programa mais completo. Outras imagens quaisquer, geradas pela emissora ou não, são raras.
Portanto, rezo para que os responsáveis pela categoria não permitam que algo do tipo ocorra novamente...


Até a próxima!




As opiniões desta coluna são de responsabilidade exclusiva do autor
Cacá Rabello



Retorna




Cacá Rabello é piloto profissional
Saiba mais sobre sua carreira







Assine RioSerra
Digite seu E-mail
E saiba das novidades
Assinar
Remover


Envie Rioserra
para um amigo!