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Contando até 1 bilhão

Peço desculpas aos amigos pelo atraso desta coluna, porém, vi-me obrigado a contar até 1 bilhão e reescrever 2 vezes a mesma. Isto, porque as duas anteriores acabaram quase em teses de Direito, ou melhor, sobre desrespeito ao que é direito e de direito, protagonizado pelo piloto David Muffato, durante a prova de Stock Cars em Londrina. Desta vez, não vou me aprofundar no assunto que envolve desde o risco assumido na largada (aspecto técnico) ao colocar-se por fora na primeira curva (atitude comumente mal sucedida e que somente obtém sucesso quando protagonizada por pilotos como Piquet, Senna, Schumacher. Resumindo: não é coisa para qualquer um!) até questões de Direito Constitucional (dano à imagem de Pedro Gomes), Civil (indenização pelo dano) e Penal (Calúnia, Injúria, Agressão e Difamação), dentre outros, envolvendo os acontecimentos protagonizados por ele durante a prova e em seu "destempero público". Apenas, buscando resumir o tema - pois, uma pessoa que se comporta como ele se comportou não merece que se dedique a ele espaço destinado a desportistas - considero o "todo ocorrido" conseqüência de fatos que já abordei, em outras oportunidades, relativos ao "descolamento" entre os avanços tecnológicos dos carros e daqueles que pilotam os carros e dirigem os eventos. As falhas na elaboração dos regulamentos, a "cultura" de desrespeito aos regulamentos (e a própria lei como um todo), a "falta de senso" sobre as responsabilidades da atividade junto ao público, patrocinadores e "companheiros" tornam mais que um sonho distante, muito distante, a transformação da Stock na "NASCAR Winston Cup" brasileira. Passa a ser apenas um "delírio tropical". Com a mentalidade de alguns dos que estão pilotando os carros e com a falta de aperfeiçoamento das regras e daqueles responsáveis por verificarem o cumprimento delas, o único aspecto "atingível" restringe-se aos carros (componentes e preparação).

Aquilo que o dinheiro pode comprar de tecnologia no primeiro momento. Porém, insustentável ao longo do tempo por patrocinadores que têm no esporte ferramentas de marketing e, portanto, não pretendem e não podem ver suas imagens, como empresas, comprometidas por destemperos e outras posturas negativas daqueles que carregam seus nomes nos carros. Isto, apesar de simples e básico, parece não ter sido ainda absorvido por alguns que acabam por comprometer a categoria e o esporte como um todo. No que tange ao comportamento desta pessoa, que demonstrou estar despreparada para ocupar o lugar de destaque atual, não é preciso acrescentar nada às imagens da prova para que, diante da inércia do Diretor da Prova, a punição seja aplicada pelo "responsável" pela Disciplina da CBA, "a posteriori". Espero, que a punição ocorra e seja proporcional ao tanto de besteiras ditas e feitas por este "piloto" durante o evento. Mas, o Diretor de Prova, também deveria explicar à CBA a incoerência entre a imediata punição daqueles que "estavam com combustível fora das especificações", cuja pressa poderia até ensejar a anulação da prova por um especialista em leis, e a inércia diante das "barbaridades" levadas a efeito pelo piloto citado acima. Mais do que isso, a CBA deve "orientar" o Diretor da Prova quanto às conseqüências de "falha procedimental".
Já coloquei que o esporte quanto mais dinheiro envolve, mais requer aperfeiçoamento das regras e dos responsáveis pelo seu cumprimento, sob pena de ver "atacado judicialmente o ato" e "melado" o campeonato. Somente para esclarecer de forma resumida: a Justiça Desportiva, apesar do nome, é órgão administrativo e "não faz coisa julgada". Apenas, tem 60 dias para se pronunciar antes que aquele que se considere lesado e/ou não atendido possa dirigir-se ao Judiciário. Assim, as "brechas" deixadas, quando dos procedimentos durante a prova, podem levar à anulação da mesma, por determinação do Judiciário, muito tempo depois, como é sabido, porém, em sendo anulação, com efeitos retroativos à data da ocorrência do fato gerador.

Inicialmente, coloca-se "sub judice", depois quando da sentença definitiva, que compete somente ao Judiciário, é que se encerra "o feito". Não há nem mesmo a necessidade de impetrar recurso administrativo junto à CBA para reverter a punição. O silêncio na esfera administrativa não implica sequer "revelia" ou "reconhecimento de culpa". O desconhecimento da lei não é desculpa para o seu descumprimento...Está escrito! Não vou me aprofundar mais neste tema, senão, mais um pouco e teremos mais uma tese.
Acredito que em virtude das "questões de relacionamento e de política interna" da categoria, desta vez, a coisa não vá adiante, porém, mais uma vez fica claro que há falhas na confecção e na aplicação dos regulamentos bem como "posturas a serem imediatamente corrigidas". Aos membros da categoria cabe seguir os exemplos de "dignos representantes", como Ingo Hoffmann e Chico Serra, sempre na disputa pelo título e, mesmo quando, visivelmente, contrariados, capazes de administrar de forma compatível suas condições de "pilotos profissionais".

Mas, a Stock deixa "às claras" que não está, no todo, madura o suficiente para ser "colocada à disposição do público". As intrigas começam a "revelar as lideranças de clubinho e retaliações "politiqueiras", as "pragas" de sempre, que danificam aquilo que foi plantado, contaminando e tornando imprestáveis seus frutos". A "corrosão interna" já deixa transparecer externamente seus efeitos nocivos. Uma pena que tenha sido assim exposta ao público no último final de semana! Não adianta o protagonista do espetáculo dantesco vir se desculpar, o dano já está configurado. Não adianta vir com a velha e esfarrapada desculpa que o "esporte é pra homem". Além de, no caso, não o ser, "educação e coerência são cobradas até de boxeadores" quanto mais de pilotos de automóveis. Não adianta dizer que estava com a cabeça quente, pois, como bem o disse Paulão Gomes, piloto tem que ter sangue frio. Em suma, as atitudes foram tão baixas que não cabem desculpas nem dele nem da CBA para não puni-lo. Mais, não há como restringir o fato à David Muffato, sem chamar "às falas" Thiago Marques...Por extensão, André Bragantini...Este esporte não é "para meninas de convento", porém, é preciso um mínimo de "classe e competência" até na hora de "abrir espaço na marra" para ultrapassar.

F-1: Até que foi razoável...
Se a vitória de Michael Schumacher não foi surpreendente, pelo menos, alguns outros fatos chamaram a atenção durante a prova. O primeiro deles foi o consistente desempenho das Williams. A evolução desde o princípio da temporada é sensível. Se Mônaco é atípica, Montreal serviu para caracterizar que as coisas estão "voltando a normalidade dentro da Williams". Mesmo considerando a semelhança dos compostos de pneus usados em Mônaco, onde a Michelin atropelou a Bridgestone, houve um percentual considerável do desempenho a ser atribuído ao chassi. Ainda que seja inegável a vantagem proporcionada pela relação desempenho-consumo dos motores BMW, "percebi" que o chassi melhorou muito. Pena que as "peças entre os bancos e os volantes" deixem cada vez mais claro que não há como "desafiar" aquela que "fica no carro número 1".
Em nossa coluna anterior, fiquei na expectativa de que chovesse para que Barrichello mostrasse o quanto é bom na chuva...Penal que ela veio na sexta-feira. Pois, no seco, mais uma vez Barrichello teve um desempenho irregular que vai comprometendo não só sua permanência na equipe como também na categoria. Afinal, o alemão ganhou a corrida e ele, Barrichello, chegou a marcar a volta mais rápida em alguns momentos da corrida. Logo, potencial havia para que ele estivesse lá na briga contra Montoya e Ralf... Mas, o erro cometido na primeira curva o afastou do "lugar esperado". Mesmo assim, está faltando aquele "quê de vontade" que sobra no alemão. Não há como "esconder" que o viés, palavra da moda, é de baixa para Barrichello e Pizzonia e de alta para Michael, Alonso e Webber...Raikonnen,"derreteu", nos treinos, as esperanças da McLaren e vai derretendo as suas na pretensão de lutar com o alemão. Há muitos anos que "ouço e leio" especialistas dizerem que os grandes campeões têm em comum o fato de não cometerem o mesmo erro duas vezes. Raikonnen já errou duas vezes em meia temporada. Acredito que o garoto tem um tremendo potencial, mas assim a "vaca vai para o brejo" e Alonso assume o lugar de "futuro desafiante ao título". Como todos os fãs do esporte, também tenho aqueles momentos de pensar "gostaria de ver se fosse assim ou assado, se aquele piloto estivesse naquele carro". Neste final de semana, Webber me fez pensar: "Gostaria de ver esse cara com uma Williams, Renault ou McLaren nas mãos..." Afinal, de Ferrari, só depois de 2005, se der...E será justamente quando acabará o contrato dele com a equipe Jaguar...O "cara" está pulverizando Pizzonia, infelizmente, e até Barrichello, de Ferrari, ficou muito pouco à frente dele...O Jaguar, "manco das 4 patas", passou, nada menos, do que expressivos 15 km/h mais lentos na reta. O tempo vem é de curva mesmo! O desempenho dele é um alento à equipe e tomara que com essa "peça" entre o banco e o volante, o pessoal da Ford consiga fazer com a equipe de F-1 o mesmo que conseguiu no Mundial de Rallye com Martin e o novo Focus.
Alonso vai caminhando bem e, sem a pressão de estar, falando seriamente, disputando o título com Michael, tem grandes possibilidades de lutar pelo vice...Um tremendo resultado para esta temporada. Não há dúvida, vendo a câmera "on board", que o espanhol tem aquele algo a mais de velocidade e "finesse" na tocada.
Montoya, em um dia normal, conseguiu rodar sozinho, mais uma vez, e depois ficou onde estava... Ralf, "já está batido" quando vê o irmão no retrovisor...Para não mostrar o caminho das pedras, Michael só guiou o necessário para manter-se à frente dele, enquanto
"não chegava mais ninguém para a festa". Quando alguém ameaçou entrar na disputa, Michael fez duas voltas para aniquilar quaisquer pretensões mais sérias....A atitude de Ralf, no pódio, é o seu próprio veredicto...
Cristiano fez mais uma ótima prova...Mas, ficou pelo caminho! Pelo menos, o companheiro de equipe já não anda na frente dele enquanto ele está na pista. Mas, a Toyota parece estagnada e isso na F-1 é o mesmo que engatar a ré. Começo a me perguntar se com a contratação dos técnicos da Ferrari, a Toyota já não tem "algo na manga" com Barrichello. Afinal, ano passado, a equipe japonesa "mandou um contrato com um espaço em branco, na linha do salário, para Michael preencher e devolver". Seria "quase natural" que, diante da posição do alemão, os japoneses oferecessem o lugar a Rubens. Logicamente, sem os privilégios do alemão...Mas, se Barrichello continuar por onde está indo, é capaz dos japoneses oferecerem só o carro... Ou nada. O segundo carro até poderia ser de Cristiano...Nada mal! A especulação de que a Renault estaria interessada na ida de Villeneuve para a equipe dirigida por Briatore, para mim, só pode ser balão de ensaio lançado por seu empresário. O cara é um desagregador, que faz tempo que não anda e só traria problemas e vícios para desestabilizar a ascensão de Alonso e da equipe. Além disso, "ganha muito mais do que guia atualmente". Acho improvável!
No mais, "fila indiana" com o alemão na frente...Os carros ficam perto mas não passam...Mais um "dejá vu"..

WRC: Pra não dizer que não falei das flores...
Marko Martin e Ford conquistaram uma vitória maiúscula no Rallye Acrópolis, na Grécia, numa prova sensacional. Foram sete os vencedores de especiais, sendo que Solberg, da Subaru, foi quem mais venceu. Mas, com Gronholm, fora da disputa por quebra do equipamento, Richard Burns saiu da prova ainda como líder do campeonato, embora não tenha vencido nenhuma prova nesta temporada, com 5 pontos de vantagem sobre Sainz. Este, Sainz, teve um excelente desempenho e está na briga pelo título,pois seu desempenho vem melhorando à medida que "vai pegando mais a mão do carro e se entrosando melhor com o navegador". Pelo menos, já venceu este ano. Burns, nesta primeira metade do campeonato, vem investindo na regularidade. Porém, a vantagem até agora alcançada é muito pequena e não lhe deve permitir manter a mesma estratégia por muito mais tempo. Vai ter que atacar e buscar vitórias. Mas, também, foi importante constatar que: os pneus Pirelli reagiram nesta prova; a Subaru foi bem, com Solberg em terceiro e Makinnen em quinto; a Peugeot revelou fragilidade de caixa da marchas e que Didier Auriol vai retornando à boa forma e que quando o novo carro da Skoda chegar a coisa deve esquentar rapidamente nas posições intermediárias e que marcam pontos (chegou entre os 5 primeiros em algumas especiais).
Já havíamos previsto que o novo Focus era um carro muito bem nascido e que reunia condições para vencer ainda nesta temporada, no entanto, esta vitória se materializou tão cedo que é possível esperar muitas outras na seqüência. Para ratificar, cabe notar que o companheiro de Martin, François Duval, venceu a primeira especial da prova. Pena que com o novo sistema de pontuação seja improvável que Martin ainda possa entrar na disputa pelo título deste ano.
Agora é a vez da Turquia...

DTM: Alemão de Turismo...
Assisti pela TV as duas primeiras provas da temporada deste ano. É um campeonato belíssimo, com belos carros, "casa cheia" (exceção da segunda prova na Itália, no belíssimo circuito de Adria). Feras como Jean Alesi, Laurent Aiello (excepcional), Bern Schineider dentre outros mostram suas garras. De vez em quando também rolam uma baixarias, mas as entrevistas dos pilotos "amenizam" as ocorrências. Questão de educação! Vale a pena conferia na Bandsports!

Brasileiro de Rallye: Bah, tchê!
Uma prova disputadíssima. Com Édio Füchter voltando a travar um duelo do mais alto nível com Ulysses Bertholdo (que marcou 231km/h na terra com seu Mitsu Evo) e vencendo na N4...Não é pra qualquer um! Na N2, André Tedesco mostrando mais uma vez que é do ramo e que não é só o "irmão do campeão", devendo constar de todas as listas sobre o futuro campeão da categoria. A Peugeot colhendo uma vitória que premia seus investimentos na modalidade na "geral da A6". Mas, Luis Tedesco, mesmo com a quebra, segue na frente da tabela da categoria. Porém, na Copa Peugeot, meu "ex-fiel escudeiro Case Morales" vai ajudando ao seu piloto Marcos Dedini a fazer uma excelente temporada de estréia nos rallyes...Pelas minhas contas,"extra oficiais", a dupla assumiu a liderança da Copa, à frente de outras mais experientes e do mais alto gabarito, como as "pilotadas" por Reinaldo Varela, Eduardo Cunha e Rafael Pomerode. Tino Viana, "veio, viu e venceu" com autoridade. Se continuar na Copa, a disputa pelo título ganha mais um pretendente de peso. Ou seja, segue um campeonato belíssimo, disputadíssimo. Difícil de se fazer uma aposta única, às cegas... Trilegal!



Até a próxima!

As opiniões desta coluna são de responsabilidade exclusiva do autor Cacá Rabello

Cacá Rabello é piloto profissional
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