Peço
desculpas aos amigos pelo atraso desta coluna, porém,
vi-me obrigado a contar até 1 bilhão e reescrever
2 vezes a mesma. Isto, porque as duas anteriores acabaram
quase em teses de Direito, ou melhor, sobre desrespeito ao
que é direito e de direito, protagonizado pelo piloto
David Muffato, durante a prova de Stock Cars em Londrina.
Desta vez, não vou me aprofundar no assunto que envolve
desde o risco assumido na largada (aspecto técnico)
ao colocar-se por fora na primeira curva (atitude comumente
mal sucedida e que somente obtém sucesso quando protagonizada
por pilotos como Piquet, Senna, Schumacher. Resumindo: não
é coisa para qualquer um!) até questões
de Direito Constitucional (dano à imagem de Pedro Gomes),
Civil (indenização pelo dano) e Penal (Calúnia,
Injúria, Agressão e Difamação),
dentre outros, envolvendo os acontecimentos protagonizados
por ele durante a prova e em seu "destempero público".
Apenas, buscando resumir o tema - pois, uma pessoa que se
comporta como ele se comportou não merece que se dedique
a ele espaço destinado a desportistas - considero o
"todo ocorrido" conseqüência de fatos
que já abordei, em outras oportunidades, relativos
ao "descolamento" entre os avanços tecnológicos
dos carros e daqueles que pilotam os carros e dirigem os eventos.
As falhas na elaboração dos regulamentos, a
"cultura" de desrespeito aos regulamentos (e a própria
lei como um todo), a "falta de senso" sobre as responsabilidades
da atividade junto ao público, patrocinadores e "companheiros"
tornam mais que um sonho distante, muito distante, a transformação
da Stock na "NASCAR Winston Cup" brasileira. Passa
a ser apenas um "delírio tropical". Com a
mentalidade de alguns dos que estão pilotando os carros
e com a falta de aperfeiçoamento das regras e daqueles
responsáveis por verificarem o cumprimento delas, o
único aspecto "atingível" restringe-se
aos carros (componentes e preparação).
Aquilo que o dinheiro pode comprar de tecnologia no primeiro
momento. Porém, insustentável ao longo do tempo
por patrocinadores que têm no esporte ferramentas de
marketing e, portanto, não pretendem e não podem
ver suas imagens, como empresas, comprometidas por destemperos
e outras posturas negativas daqueles que carregam seus nomes
nos carros. Isto, apesar de simples e básico, parece
não ter sido ainda absorvido por alguns que acabam
por comprometer a categoria e o esporte como um todo. No que
tange ao comportamento desta pessoa, que demonstrou estar
despreparada para ocupar o lugar de destaque atual, não
é preciso acrescentar nada às imagens da prova
para que, diante da inércia do Diretor da Prova, a
punição seja aplicada pelo "responsável"
pela Disciplina da CBA, "a posteriori". Espero,
que a punição ocorra e seja proporcional ao
tanto de besteiras ditas e feitas por este "piloto"
durante o evento. Mas, o Diretor de Prova, também deveria
explicar à CBA a incoerência entre a imediata
punição daqueles que "estavam com combustível
fora das especificações", cuja pressa poderia
até ensejar a anulação da prova por um
especialista em leis, e a inércia diante das "barbaridades"
levadas a efeito pelo piloto citado acima. Mais do que isso,
a CBA deve "orientar" o Diretor da Prova quanto
às conseqüências de "falha procedimental".
Já coloquei que o esporte quanto mais dinheiro envolve,
mais requer aperfeiçoamento das regras e dos responsáveis
pelo seu cumprimento, sob pena de ver "atacado judicialmente
o ato" e "melado" o campeonato. Somente para
esclarecer de forma resumida: a Justiça Desportiva,
apesar do nome, é órgão administrativo
e "não faz coisa julgada". Apenas, tem 60
dias para se pronunciar antes que aquele que se considere
lesado e/ou não atendido possa dirigir-se ao Judiciário.
Assim, as "brechas" deixadas, quando dos procedimentos
durante a prova, podem levar à anulação
da mesma, por determinação do Judiciário,
muito tempo depois, como é sabido, porém, em
sendo anulação, com efeitos retroativos à
data da ocorrência do fato gerador.
Inicialmente, coloca-se "sub judice", depois quando
da sentença definitiva, que compete somente ao Judiciário,
é que se encerra "o feito". Não há
nem mesmo a necessidade de impetrar recurso administrativo
junto à CBA para reverter a punição.
O silêncio na esfera administrativa não implica
sequer "revelia" ou "reconhecimento de culpa".
O desconhecimento da lei não é desculpa para
o seu descumprimento...Está escrito! Não vou
me aprofundar mais neste tema, senão, mais um pouco
e teremos mais uma tese.
Acredito que em virtude das "questões de relacionamento
e de política interna" da categoria, desta vez,
a coisa não vá adiante, porém, mais uma
vez fica claro que há falhas na confecção
e na aplicação dos regulamentos bem como "posturas
a serem imediatamente corrigidas". Aos membros da categoria
cabe seguir os exemplos de "dignos representantes",
como Ingo Hoffmann e Chico Serra, sempre na disputa pelo título
e, mesmo quando, visivelmente, contrariados, capazes de administrar
de forma compatível suas condições de
"pilotos profissionais".
Mas, a Stock deixa "às claras" que não
está, no todo, madura o suficiente para ser "colocada
à disposição do público".
As intrigas começam a "revelar as lideranças
de clubinho e retaliações "politiqueiras",
as "pragas" de sempre, que danificam aquilo que
foi plantado, contaminando e tornando imprestáveis
seus frutos". A "corrosão interna" já
deixa transparecer externamente seus efeitos nocivos. Uma
pena que tenha sido assim exposta ao público no último
final de semana! Não adianta o protagonista do espetáculo
dantesco vir se desculpar, o dano já está configurado.
Não adianta vir com a velha e esfarrapada desculpa
que o "esporte é pra homem". Além
de, no caso, não o ser, "educação
e coerência são cobradas até de boxeadores"
quanto mais de pilotos de automóveis. Não adianta
dizer que estava com a cabeça quente, pois, como bem
o disse Paulão Gomes, piloto tem que ter sangue frio.
Em suma, as atitudes foram tão baixas que não
cabem desculpas nem dele nem da CBA para não puni-lo.
Mais, não há como restringir o fato à
David Muffato, sem chamar "às falas" Thiago
Marques...Por extensão, André Bragantini...Este
esporte não é "para meninas de convento",
porém, é preciso um mínimo de "classe
e competência" até na hora de "abrir
espaço na marra" para ultrapassar.
F-1:
Até que foi razoável...
Se a vitória de Michael Schumacher não foi surpreendente,
pelo menos, alguns outros fatos chamaram a atenção
durante a prova. O primeiro deles foi o consistente desempenho
das Williams. A evolução desde o princípio
da temporada é sensível. Se Mônaco é
atípica, Montreal serviu para caracterizar que as coisas
estão "voltando a normalidade dentro da Williams".
Mesmo considerando a semelhança dos compostos de pneus
usados em Mônaco, onde a Michelin atropelou a Bridgestone,
houve um percentual considerável do desempenho a ser
atribuído ao chassi. Ainda que seja inegável
a vantagem proporcionada pela relação desempenho-consumo
dos motores BMW, "percebi" que o chassi melhorou
muito. Pena que as "peças entre os bancos e os
volantes" deixem cada vez mais claro que não há
como "desafiar" aquela que "fica no carro número
1".
Em nossa coluna anterior, fiquei na expectativa de que chovesse
para que Barrichello mostrasse o quanto é bom na chuva...Penal
que ela veio na sexta-feira. Pois, no seco, mais uma vez Barrichello
teve um desempenho irregular que vai comprometendo não
só sua permanência na equipe como também
na categoria. Afinal, o alemão ganhou a corrida e ele,
Barrichello, chegou a marcar a volta mais rápida em
alguns momentos da corrida. Logo, potencial havia para que
ele estivesse lá na briga contra Montoya e Ralf...
Mas, o erro cometido na primeira curva o afastou do "lugar
esperado". Mesmo assim, está faltando aquele "quê
de vontade" que sobra no alemão. Não há
como "esconder" que o viés, palavra da moda,
é de baixa para Barrichello e Pizzonia e de alta para
Michael, Alonso e Webber...Raikonnen,"derreteu",
nos treinos, as esperanças da McLaren e vai derretendo
as suas na pretensão de lutar com o alemão.
Há muitos anos que "ouço e leio" especialistas
dizerem que os grandes campeões têm em comum
o fato de não cometerem o mesmo erro duas vezes. Raikonnen
já errou duas vezes em meia temporada. Acredito que
o garoto tem um tremendo potencial, mas assim a "vaca
vai para o brejo" e Alonso assume o lugar de "futuro
desafiante ao título". Como todos os fãs
do esporte, também tenho aqueles momentos de pensar
"gostaria de ver se fosse assim ou assado, se aquele
piloto estivesse naquele carro". Neste final de semana,
Webber me fez pensar: "Gostaria de ver esse cara com
uma Williams, Renault ou McLaren nas mãos..."
Afinal, de Ferrari, só depois de 2005, se der...E será
justamente quando acabará o contrato dele com a equipe
Jaguar...O "cara" está pulverizando Pizzonia,
infelizmente, e até Barrichello, de Ferrari, ficou
muito pouco à frente dele...O Jaguar, "manco das
4 patas", passou, nada menos, do que expressivos 15 km/h
mais lentos na reta. O tempo vem é de curva mesmo!
O desempenho dele é um alento à equipe e tomara
que com essa "peça" entre o banco e o volante,
o pessoal da Ford consiga fazer com a equipe de F-1 o mesmo
que conseguiu no Mundial de Rallye com Martin e o novo Focus.
Alonso vai caminhando bem e, sem a pressão de estar,
falando seriamente, disputando o título com Michael,
tem grandes possibilidades de lutar pelo vice...Um tremendo
resultado para esta temporada. Não há dúvida,
vendo a câmera "on board", que o espanhol
tem aquele algo a mais de velocidade e "finesse"
na tocada.
Montoya, em um dia normal, conseguiu rodar sozinho, mais uma
vez, e depois ficou onde estava... Ralf, "já está
batido" quando vê o irmão no retrovisor...Para
não mostrar o caminho das pedras, Michael só
guiou o necessário para manter-se à frente dele,
enquanto
"não chegava mais ninguém para a festa".
Quando alguém ameaçou entrar na disputa, Michael
fez duas voltas para aniquilar quaisquer pretensões
mais sérias....A atitude de Ralf, no pódio,
é o seu próprio veredicto...
Cristiano fez mais uma ótima prova...Mas, ficou pelo
caminho! Pelo menos, o companheiro de equipe já não
anda na frente dele enquanto ele está na pista. Mas,
a Toyota parece estagnada e isso na F-1 é o mesmo que
engatar a ré. Começo a me perguntar se com a
contratação dos técnicos da Ferrari,
a Toyota já não tem "algo na manga"
com Barrichello. Afinal, ano passado, a equipe japonesa "mandou
um contrato com um espaço em branco, na linha do salário,
para Michael preencher e devolver". Seria "quase
natural" que, diante da posição do alemão,
os japoneses oferecessem o lugar a Rubens. Logicamente, sem
os privilégios do alemão...Mas, se Barrichello
continuar por onde está indo, é capaz dos japoneses
oferecerem só o carro... Ou nada. O segundo carro até
poderia ser de Cristiano...Nada mal! A especulação
de que a Renault estaria interessada na ida de Villeneuve
para a equipe dirigida por Briatore, para mim, só pode
ser balão de ensaio lançado por seu empresário.
O cara é um desagregador, que faz tempo que não
anda e só traria problemas e vícios para desestabilizar
a ascensão de Alonso e da equipe. Além disso,
"ganha muito mais do que guia atualmente". Acho
improvável!
No mais, "fila indiana" com o alemão na frente...Os
carros ficam perto mas não passam...Mais um "dejá
vu"..
WRC:
Pra não dizer que não falei das flores...
Marko Martin e Ford conquistaram uma vitória maiúscula
no Rallye Acrópolis, na Grécia, numa prova sensacional.
Foram sete os vencedores de especiais, sendo que Solberg,
da Subaru, foi quem mais venceu. Mas, com Gronholm, fora da
disputa por quebra do equipamento, Richard Burns saiu da prova
ainda como líder do campeonato, embora não tenha
vencido nenhuma prova nesta temporada, com 5 pontos de vantagem
sobre Sainz. Este, Sainz, teve um excelente desempenho e está
na briga pelo título,pois seu desempenho vem melhorando
à medida que "vai pegando mais a mão do
carro e se entrosando melhor com o navegador". Pelo menos,
já venceu este ano. Burns, nesta primeira metade do
campeonato, vem investindo na regularidade. Porém,
a vantagem até agora alcançada é muito
pequena e não lhe deve permitir manter a mesma estratégia
por muito mais tempo. Vai ter que atacar e buscar vitórias.
Mas, também, foi importante constatar que: os pneus
Pirelli reagiram nesta prova; a Subaru foi bem, com Solberg
em terceiro e Makinnen em quinto; a Peugeot revelou fragilidade
de caixa da marchas e que Didier Auriol vai retornando à
boa forma e que quando o novo carro da Skoda chegar a coisa
deve esquentar rapidamente nas posições intermediárias
e que marcam pontos (chegou entre os 5 primeiros em algumas
especiais).
Já havíamos previsto que o novo Focus era um
carro muito bem nascido e que reunia condições
para vencer ainda nesta temporada, no entanto, esta vitória
se materializou tão cedo que é possível
esperar muitas outras na seqüência. Para ratificar,
cabe notar que o companheiro de Martin, François Duval,
venceu a primeira especial da prova. Pena que com o novo sistema
de pontuação seja improvável que Martin
ainda possa entrar na disputa pelo título deste ano.
Agora é a vez da Turquia...
DTM:
Alemão de Turismo...
Assisti pela TV as duas primeiras provas da temporada deste
ano. É um campeonato belíssimo, com belos carros,
"casa cheia" (exceção da segunda prova
na Itália, no belíssimo circuito de Adria).
Feras como Jean Alesi, Laurent Aiello (excepcional), Bern
Schineider dentre outros mostram suas garras. De vez em quando
também rolam uma baixarias, mas as entrevistas dos
pilotos "amenizam" as ocorrências. Questão
de educação! Vale a pena conferia na Bandsports!
Brasileiro
de Rallye: Bah, tchê!
Uma prova disputadíssima. Com Édio Füchter
voltando a travar um duelo do mais alto nível com Ulysses
Bertholdo (que marcou 231km/h na terra com seu Mitsu Evo)
e vencendo na N4...Não é pra qualquer um! Na
N2, André Tedesco mostrando mais uma vez que é
do ramo e que não é só o "irmão
do campeão", devendo constar de todas as listas
sobre o futuro campeão da categoria. A Peugeot colhendo
uma vitória que premia seus investimentos na modalidade
na "geral da A6". Mas, Luis Tedesco, mesmo com a
quebra, segue na frente da tabela da categoria. Porém,
na Copa Peugeot, meu "ex-fiel escudeiro Case Morales"
vai ajudando ao seu piloto Marcos Dedini a fazer uma excelente
temporada de estréia nos rallyes...Pelas minhas contas,"extra
oficiais", a dupla assumiu a liderança da Copa,
à frente de outras mais experientes e do mais alto
gabarito, como as "pilotadas" por Reinaldo Varela,
Eduardo Cunha e Rafael Pomerode. Tino Viana, "veio, viu
e venceu" com autoridade. Se continuar na Copa, a disputa
pelo título ganha mais um pretendente de peso. Ou seja,
segue um campeonato belíssimo, disputadíssimo.
Difícil de se fazer uma aposta única, às
cegas... Trilegal!
Até a próxima!
As
opiniões desta coluna são de responsabilidade exclusiva
do autor
Cacá Rabello