Automobilismo - por Luiz Pinheiro

Brasileiro de Rally: Resultado de Florianópolis frustra expectativa de Cacá Rabello


"Apesar de termos conquista-do pontos importantes, o resulta-do ficou muito abaixo do que esperávamos e trabalhamos para obter". Disse Cacá Rabello (Fi-at/Michelin/Valeo/Cibié/Shult/Dainese), resumiu a sua participação nas 3ª e 4ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocida-de, disputadas em Florianópolis.
O piloto e seu navegador, Humberto Hubert, fizeram uma preparação minuciosa para a prova, tudo pronto, afinado, cui-dado em detalhes para uma prova que já se antecipava como extremamente dura.


No sábado, durante o deslo-camento entre o Parque Fechado e o primeiro trecho cronometrado (especial), sem que nenhuma alteração fosse indicada pelos instrumentos de painel, o motor deu uma engasgada" para logo adiante "explodir". O piloto ainda levou o carro até a largada para poder descartar o resultado no final da temporada.
Durante a madrugada de Domingo, a equipe
trabalhou duro para aprontar o carro para a etapa seguinte, porem o motor não rendeu o esperado comprometendo o desempenho da dupla.
O percurso do Rally foi muito criticado pela maioria dos principais pilotos e equipes do país. Ao todo, eram 765 curvas distribuídas ao longo de 90 km de especiais. Estreito e lotado de pedras que muitas vezes impediam que os pilotos pudessem acelerar a pleno mesmo em algumas das poucas retas curtas existentes. Foram vários abandonos e manter-se na prova até o final já passará a ser considerado um grande feito. Assim mantendo-se na prova até o final, Cacá obteve a quinta colocação na categoria e a decima quarta no geral, sendo também o melhor Pálio na categoria a completar a prova.
O hexa-campeão brasileiro, Ulysses Bertholdo, da Mitsubishi, chegou a colocar que a prova seria dura até para pick-ups e mesmo os robustos carros da categoria N4, motor 2 litros com turbo e tração nas 4 rodas, descaracterizando a prova com um Rally de Velocidade e deixando-a mais para um Rally Raid.
A próxima etapa será disputada no Estado do Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de junho, na região de Penedo.
Cacá Rabello espera também algumas definições quanto à participação em outros eventos antes da próxima etapa e. tão logo seja liberado o "Livro de Bordo", já iniciará a fase de levantamento e treinos
Fernando Camargo

F-Chevrolet: Adiamento de prova em Curitiba tira de Streit chance de vitória

Os pilotos do campeonato Brasileiro de Fórmula Chevrolet ficarão praticamente um mês sem competir, graças a uma alteração feita no calendário da categoria. A quarta etapa, que seria realizada Domingo (20/05) no Autódromo Internacional de Curitiba foi adiada para o dia 3 de junho, no Autódromo de Goiânia. Esta corrida já estava prevista, mas valeria como a quinta etapa. Os propulsores utilizados na F-Chevrolet, que eram preparados pelo Instituto Mauá, passarão agora para a ZF, que pertence ao ex-piloto Zeca Giaffone e já prepara os motores da Stock Car. Esta mudança impediria que os equipamentos ficassem prontos a tempo para a prova de Curitiba, e por isso optou-se pelo adiamento.

O petropolitano Roberto Streit (ArtShirt), líder isolado do campeonato na categoria principal, não ficou muito contente com a decisão da organização. Ele acredita que perdeu uma ótima oportunidade de ampliar sua vantagem de 13 pontos em relação ao segundo colocado na classificação geral, Luciano Garcia.
"Para mim isto não foi muito bom. Venci nas duas primeiras etapas, que foram em Curitiba, e tinha grandes chances de ir bem de novo, já que temos um ótimo acerto para aquela pista. Mas agora tenho de pensar na próxima corrida em Goiânia.
Espero obter um bom resultado lá também", declarou o piloto da RS Competições, que de qualquer maneira irá a capital do Paraná para assistir às provas de Stock Car.
Streit aproveitará este tempo sem competir para ten-tar arrumar patrocínio, essencial para que ele continue sua carreira de sucesso no automobilismo. "Por enquanto estou contando com a colaboração da RS Competições para correr, mas não posso continuar por muito tempo nesta situação", disse o carioca, maior favorito ao título do campeonato da Fórmula Chevrolet de 2001.

Chico Serra vence 4ª etapa de Stock Car em Curitiba
O piloto venceu a quarta etapa do Campeonato Brasileiro realizado no último Domingo, dia 20 de maio no Autódromo de Curitiba.
Bicampeão da categoria, Chico assumiu a lide-rança da prova logo na primeira curva, após ultrapas-sar Xandy Negrão que havia largado na pole e seguir na frente até receber a bandeirada final. Na segunda colocação chegou Ingo Hoffmann, que também fez a ultrapassagem em Xandy que cruzou em terceiro e Affonso Giaffone Netto, em quarto.
Fernando Amaral



Duda Pamplona:
Estreante na categoria

A grande dificuldade dos pilotos e equipes estrean-tes no Campeonato Brasileiro de Stock Car como o carioca Duda Pamplona Café, piloto da equipe Vogel Competições e a ausência de treinos particulares prevista pelo regulamento
da categoria,
"Como não fizemos pré-temporada e não podemos treinar em algumas acertamos e em outras, acabamos errando na regulagem do carro", disse o piloto carioca.
Duda começou o campeonato destacando-se como o melhor estreante, mostrando que tem condições de andar na frente e subir ao pódio na temporada, seguindo a trajetória vitoriosa de 1997 quando sagrou-se campeão Brasileiro de Fórmula Chevrolet e vice-campeão do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, em 1999.





2º Campeonato Espaço do Kart em Itaipava

O Kartódromo do Play Kart Itaipava, em Petrópolis tem atraído grandes eventos para a sua pista


Grid de largada na segunda etapa do Campeonato Espaço do Kart, à noite

Valentim Guido, Alexandre Pinto, Ivo Lyra, Luiz Pinheiro e Ney Loureiro no pódio


Gil Martins, Raphael James, Gustavo Loureiro, Erick Freitas e Rafael Peixoto

Erick Freitas lança moda com patrocínio individual em karts de 9.0 HP em Itaipava


Campeonato Rais Kart Clube

Um grande público compareceu ao Kartódromo do Play Kart, prestigiando mais uma etapa do campeonato que é disputado em diversas pistas pelo estado. A disputa pela vitória entre os 55 pilotos participantes foi grande.
Valdir, Almir, Aluisio, Diogo, Glauco, Jeniffer Costa, e Patrícia Oliva, lideram o campeo-nato em suas respectivas categorias.

Speed Racer promove diversos campeonatos

Além de promover campeonatos internos, o Speed Racer Kart Indoor que fica localizado no HiperShopping ABC em Petrópolis, absorve outros eventos como os organizados pelo: BV Kart Indoor que tem a sua 6ª edição e o Campeonato RKC.
Os Campeonatos pelo Speed Racer são: Amigos da Velocidade, Endurance Infantil e Campeonato Mapri Textron.



Vencedores da quarta etapa do Endurance Infantil por equipes
1º Júnior/Serginho/Yoran
2º Pitico/Rafael/Pedro Henrique


Vencedores da terceira etapa do Campeonato Mapri Textron
Curione foi o vencedor seguido por Paulinho e Luciano

Amigos da Velocidade

O campeonato que vem sendo o mais atraente do Speed Racer, tem suas etapas realizadas nas noites de sábados a cada 15 dias.
Na foto ao lado os vencedores da 8ª etapa:
1º) Márcio, 2º) Diego e 3º) Luiz Felipe.

O Campeonato tem aproximadamente 20 pilotos inscritos que disputam curva a curva a vitória nas provas realizadas.


Humor
Dois amigos, um com uma brasília e o outro com uma fiat, foram levar as namoradas para assistir corrida de submarino na Barra. Chegando na praia, estacionaram lado a lado e ficaram lá numa boa, cada um no seu carro com sua garota. Meia hora depois um deles abriu a janela e falou pro outro, em código: - Sou mais a minha brasília do que a sua fiat! E o outro: - Por que? E ele, sacana: - Porque leva na frente e atrás!
Por
Luiz Pinheiro


Assine RioSerra
Digite seu E-mail
E saiba das novidades
Assinar
Remover



Divulgue Rioserra
para um amigo!


As matérias desta coluna são de responsabilidade exclusiva do autor