Alguns
aspectos sobre a qualidade na empresa
Atualmente, muito ouvimos falar da importância da qualidade dos
produtos e serviços que oferecemos e que consumimos. Como já é sabido
por todos nós, manter níveis elevados de qualidade é um dos requisitos
primordiais para a sobrevivência no mercado, que, felizmente, torna-se
cada vez mais exigente.
Porém, um erro grave é cometido por muitos empresários quando analisam
os padrões de qualidade de seus produtos e serviços, erro esse que
consiste no seguinte pensamento: - "Meu produto é fabricado com
material de primeira linha, por funcionários treinados e capacitados,
em maquinário de alta tecnologia. Logo, minha empresa é uma empresa
de qualidade". Este pensamento está certo? Não, está incompleto,
pois até aqui só se falou em produto de qualidade e não em empresa
de qualidade.
Então, quando abordamos o conceito de QUALIDADE, não podemos nos
ater apenas ao produto ou serviço, mas ao PROCESSO de negócios como
um todo. Isto significa dizer que, se o seu produto é de qualidade,
ótimo, você já deu o primeiro passo na direção correta. Mas só o
primeiro passo, pois a partir daí outros pontos cruciais merecem
atenção. E quais são? Certamente podemos responder a essa questão
com alguns questionamentos essenciais:
-
Você conhece seu cliente?
Essa
pergunta não é a primeira por acaso. É impossível vender para quem
você não conhece. Antes de mais nada, seu público-alvo deve estar
bem definido, e se ele for diversificado, você deve ser capaz de
identificar cada um deles, pois públicos diferentes possuem demandas
diferentes.
-
Quem causa o primeiro impacto? O
ambiente empresarial ou o produto em si?
Obviamente,
o ambiente em que o produto está sendo comercializado geralmente
é onde se concretiza o primeiro contato empresa <-> cliente,
portanto, se este for um ambiente de má aparência, todo o conceito
de qualidade do produto pode ser comprometido, pela associação feita
pelo cliente.
-
Como você entrega o seu produto?
Se
a entrega é ineficiente, a qualidade do produto certamente não garantirá
a satisfação total do cliente, e cliente insatisfeito não volta.
-
Como seu pessoal atende aos clientes?
Esse
é um ponto crucial, já que é o que precede o fechamento do negócio.
Não basta mostrar ao consumidor que o seu produto ou serviço obedece
a altos níveis de qualidade. Isso deve ser feito de uma forma toda
especial, de modo que o cliente se sinta bem tratado, bem informado
e, acima de tudo, respeitado. O contato com o cliente exige cuidados
muito especiais, e as pessoas encarregadas dessa tarefa devem estar
muito bem preparadas.
-
Por fim, se mesmo com toda a qualidade de seu produto, ele apresentar
falhas, que providências são tomadas?
Todo
processo é passível de falhas, e muitas empresas simplesmente se
acomodam transferindo para o consumidor a culpa pela falha, sob
o argumento de má utilização, o que nem sempre ocorre. Por isso,
para a empresa que preza a qualidade no atendimento e respeita seu
cliente, vale a pena averiguar se a falha é mesmo do produto, e
se for, ressarcir seu cliente por qualquer prejuízo sofrido, e informá-lo
das providências tomadas para solução dos problemas apresentados.
Estes foram alguns pontos básicos, e certamente não são os únicos,
mas que tratam de questões fundamentais para aqueles que almejam
ter sua marca associada à qualidade. Portanto, o foco principal
aqui discutido não foi definir ou conceituar a qualidade, mas simplesmente
apontar um erro comum em muitas empresas, que é o seguinte: o conceito
de Qualidade não deve estar restrito unicamente ao produto ou serviço
oferecido.
Tal conceito deve, sim, ser tão amplo que se confunda com os conceitos
de excelência empresarial, de forma que o fator qualidade esteja
presente a cada passo do processo de gestão, por menor que ele seja.
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