A Gerência
da Pequena Empresa na Era da Informação
Se olharmos para trás no tempo, veremos que nas últimas cinco décadas
a evolução do mundo foi maior e mais veloz do que, talvez, os cinco
séculos anteriores aos anos 50. Passamos por muitas mudanças, e
talvez a maior e mais significativa delas tenha sido o desaparecimento
das fronteiras mundiais, principalmente no que se refere às relações
mercantis.
Hoje, com um mero clicar de mouse, estamos conectados, nos comunicando
com o vizinho do andar de baixo ou com um fornecedor no Japão. Enviamos
mensagens a uma velocidade fantástica, seja para o amigo que mudou
para outra cidade, seja para um cliente em um outro estado a milhares
de quilômetros de distância. Pela Internet compramos um bom livro
para ler no fim de semana, como também encomendamos mercadorias
para total reposição de estoques. É a era da informática, da informação,
da inovação, da qualidade, onde sobreviverão no mercado aqueles
que tiverem produtos e serviços inovadores, de boa qualidade e com
preço competitivo. É a era da competição, onde quem toma as decisões
mais rápidas e eficazes engole aqueles que estão parados no tempo,
pois o consumidor já não se preocupa mais só com o preço. Ele quer
QUALIDADE, RAPIDEZ, EFICÁCIA, enfim, quer também ser bem-tratado
e respeitado, em todos os aspectos.
Então, você deve estar dizendo: "Mas isso é coisa de grandes empresas.
Eu sou dono de microempresa."
Pois bem. Prepare-se para ser ultrapassado, pois atualmente, para
cada grande empresa, há milhares de pequenas empresas, produzindo,
vendendo, prestando serviços, enfim, dominando uma fatia considerável
dos mercados. As próprias gigantes se desmantelaram, fazendo surgir
a grande onda da terceirização, onde muitas empresas de pequeno
e médio porte apareceram, principalmente nos vários ramos de prestação
de serviços. São essas pequenas e médias empresas que, segundo o
Sebrae, representam mais de 95% de todas as empresas estabelecidas
no Brasil.
Então, esse é o primeiro erro no pensamento acima. O segundo vem
da idéia de "ser dono de microempresa". As empresas, sejam micro,
pequenas, ou gigantes, não precisam de "donos"; precisam de ADMINISTRADORES.
Já não há mais espaço para o "dono de loja" que administra com caderninho,
limitando-se a fechar o caixa no fim do dia.
Elas necessitam, sim, de gerentes de visão, bem informados, atualizados,
preparados para sobreviver num mercado onde a competição é voraz
e as mudanças ocorrem a cada instante.
Podemos relacionar, então, alguns pontos de mudança, que aqui chamamos
de "primeiros passos para uma empresa de sucesso":
- Oferecer
qualidade, não só no produto, mas em todos os pontos de contato
com o cliente, como o atendimento, a entrega, e até o ambiente
empresarial;
-
Qualificar e treinar os colaboradores;
-
Planejar antes de executar;
-
Estabelecer estratégias de marketing, pois quanto mais forte a
marca, mais forte a empresa;
-
Manter dados financeiros e contábeis confiáveis, e deles tirar
decisões mais eficazes;
-
Investir em tecnologia;
-
Inovar sempre;
-
Buscar sempre soluções mais eficazes;
-
E enfim, associar sua marca à qualidade, dinamismo, inovação,
e eficiência;
Com
isso, cabe então analisar se você, empresário de qualquer porte,
está dando atenção a essas premissas, que hoje já são básicas para
o sucesso de qualquer empresa. Já temos inúmeros exemplos de empresas
que hoje adotam esse novo estilo de administração, e já estão colhendo
os frutos do sucesso. E, ao contrário, também vemos empreendimentos,
alguns tradicionais, que resistiram a tais mudanças e hoje estão
sendo banidas do mercado.
Portanto, olhos abertos !!!
Se seu perfil se enquadra nesse contexto, parabéns, mantenha-se
no caminho e o sucesso será conseqüência. Se não, mude o foco de
sua gerência, ou prepare-se para ser engolido !!!
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